Geral

Mercado da Capixaba será inaugurado dia 4 de julho, mas ainda sem lojas

A Prefeitura de Vitória vai entregar a reforma, mas ainda será assinada a concessão das lojas que irão funcionar no espaço

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Reforma do Mercado da Capixaba está sendo finalizada. Foto tirada nesta quinta (27).

O Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, será reaberto na próxima semana. A inauguração está marcada para quinta-feira, dia 4, a partir das 10h.

Mas, nesse primeiro momento, as lojas ainda não estarão abertas. A Prefeitura de Vitória vai entregar a reforma, no entanto ainda será assinada a concessão das lojas que irão funcionar no espaço.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O anúncio foi feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) nesta quinta-feira (27), durante sua prestação de contas na Câmara Municipal de Vitória.

No local estarão 16 lojas, além de uma área de 200 metros quadrados no mezanino, onde ficarão duas grandes salas. Os estabelecimentos precisam estar vinculadas à cultura e à gastronomia capixaba.

LEIA TAMBÉM: Futura Inteligência: pesquisa traz avaliação de Pazolini, Casagrande e Lula em Vitória

Para ocupar o espaço, foi aberto um edital no início do ano, na modalidade pregão eletrônico de maior valor. Segundo informações do Portal de Contas Públicas, venceu o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa, uma instituição mineira sem fins lucrativos.

O processo foi encerrado no dia 7 de junho. O custo mensal de ocupar o espaço é de R$ 55 mil, que serão pagos pela empresa aos cofres públicos.

A assinatura e demais trâmites devem ser anunciados na inauguração, bem como a perspectiva de abertura das lojas.

LEIA TAMBÉM: Clima de campanha: Prestação de contas de Pazolini hoje na Câmara promete!

O Mercado da Capixaba foi um símbolo econômico de Vitória entre nos anos de 1920 até o início dos anos 2000, quando o edifício sofreu um incêndio.

O espaço começou a passar pelo processo de revitalização há quase dois anos, com investimento de R$ 9 milhões. O Mercado da Capixaba fica localizado entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, ao lado da Fafi.

Durante a prestação de contas, o prefeito também falou das obras do Canal de Camburi, do Mergulhão de Camburi e da reforma da Vila Rubim.

O prazo legal para inaugurações em ano eleitoral, de acordo com a Justiça Eleitoral, é até 5 de julho. A partir do dia 6 de julho, é proibido que o candidata ou candidata a cargo público compareça a inaugurações de obras públicas. A proibição vale para candidatos a reeleição, como será o caso de Pazolini.