Geral

Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: saiba o que representa cada letra da sigla

Para muitas pessoas, o dia 28 de junho é apenas mais um a ser carimbado no calendário. Para outras, no entanto, a data representa resistência e orgulho

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: NancyDowd/ Pixabay

Para muitas pessoas, o dia 28 de junho é apenas mais um a ser carimbado no calendário. Para outras, no entanto, a data representa reflexão, orgulho e resistência. 

Nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Durante todo o mês, pessoas que abraçam a comunidade celebram suas vidas e histórias, que muitas vezes significa "matar um leão" por dia no que tange o combate ao preconceito e às dificuldades. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma destas pessoas é a artista Abayomi Queiroz de Moraes, de 26 anos. Para ela, que é uma mulher trans, a data significa luta e resistência, que vêm desde o berço. 

"Para mim esta data significa resistência, luta, que vem desde o ventre. Desde os meus cinco anos me reconheci como uma criança trans, uma criança feminina. De lá para cá é, uma rotina de combater violências, uma luta diária, um ciclo contínuo. Muitas pessoas já passaram por essa luta e muitas outras ainda passarão pela guerra", relatou. 

A artista conta que foi homenageada com o certificado de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Vitória nesta semana, por conta do mês do Orgulho LGBQIAPN+. O que representou mais um passo na luta por visibilidade e igualdade. 

Ainda segundo Abayomi, ver representantes da comunidade LGBQIAPN+ em locais públicos e de liderança serve como incentivo para ela e outras pessoas. 

"Ter esse recebido este certificado foi super importante, pois trabalho apenas com arte. É difícil conseguir um emprego CLT, simplesmente por ser quem eu sou. É muito importante ver a conquista de pessoas que estão em posições de liderança. Hoje temos a Déborah Sabará, que é uma referência, luta pelos nossos direitos, abrindo cursos de qualificação para pessoas trans, não-binárias, por meio do Instituto Goldi. Estão lutando por nossos corpos e histórias", disse. 

Em suas pouco mais de duas décadas de vida, a artista celebrou muitas conquistas. Seja na vida pessoal, profissional ou ao lado de sua comunidade, de seus semelhantes. 

Ainda que enxergue o futuro com esperança, Abayomi também acredita que muita coisa precisa mudar em busca de uma sociedade mais inclusiva, e isso passa por uma palavra: empatia. 

"Precisamos evoluir na empatia, no cuidado com o outro, com a outra. Precisamos permitir que as pessoas sejam quem são, sejam livres, porque muitas vezes não somos. Principalmente por essa repressão, por essa falta de inclusão, especialmente nos locais de trabalho". 

O que significa cada letra da sigla LGBTQIAPN+

A sigla já passou por algumas mudanças desde que foi firmada, se tornou mais extensa. Mas o sentido de cada letra ainda permanece o mesmo. 

L - Lésbicas

São mulheres que sentem atração afetiva e sexual por outras mulheres

G - Gays

Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens

B - Bissexuais

Pessoas que sentem atração por homens e mulheres

T - Transgênero

Essa letra não se refere a uma orientação sexual, mas à identidade de gênero. São pessoas que muitas vezes não se identificam com o gênero biológico ao qual foram designadas. 

Q - Queer

Esta nomenclatura já foi utilizada como xingamento para atingir a comunidade. Hoje em dia, quer dizer pessoas que não são exclusivamente heterossexuais ou cisgênero.

I - Intersexo

São pessoas que nascem com características sexuais, inclusive genitais, que não se enquadram nos padrões binários de corpos femininos ou masculinos. 

A - Assexual 

São pessoas que não se atraem sexualmente por ninguém, independente do gênero. 

P - Pansexual 

Pessoas que se atraem sexualmente ou afetivamente por outras independente de sexo ou identidade de gênero. 

N - Não-binário

Pessoas que não se identificam necessariamente com os gêneros masculino ou feminino, podendo se identificar com os dois ou nenhum. 

O símbolo de "+" da sigla representa outras identidades ou orientações que não se enquadram nos padrões. 

Leia Também: Paciente com câncer internada em hospital do ES realiza o sonho de se casar