Geral

Primeira engenheira do ES é destaque em evento do Crea-ES nesta sexta

Encontro acontece em Vitória e vai homenagear o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Cauã Vieira *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Crea-ES

A primeira mulher formada em engenharia civil no Espírito Santo, Emília Frasson Manhães, de 94 anos, participará nesta sexta-feira de um encontro em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, em Vitória.

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e acontece das 18h às 22h, no Cerimonial Ferrari Eventos, bairro Santa Lúcia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Emília Frasson, que também foi a primeira mulher a se registrar no Crea-ES, em 1960, será uma das integrantes do painel “Mulheres pioneiras e o futuro da engenharia”. O objetivo é capacitar e incentivar a participação efetiva de mulheres e estudantes engenheiras na área tecnológica. 

Frasson também será homenageada pela dedicação e contribuição à engenharia capixaba por mais de seis décadas de atuação no segmento. A intenção do evento é evidenciar o espaço ainda a ser conquistado pelas mulheres na área.

Segundo levantamentos realizados pelo Crea-ES neste mês de junho, 5345 engenheiras estão registradas na instituição, um número bem abaixo dos engenheiros, calculados em 15.571 profissionais.

O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva, destaca que apesar de ainda serem minoria, as mulheres tem aumentado a participação nos últimos anos. 

“As engenheiras possuem um papel essencial para o Conselho e por isso trabalhamos pela equidade de gênero. Incentivamos e apoiamos iniciativas que promovam a inserção e a valorização das mulheres na engenharia. É um orgulho termos profissionais tão competentes atuando na área tecnológica”, disse jorge

O Programa Mulher do Crea-ES tem como objetivo promover a equidade de gênero nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências. A engenheira Mariana Mansk, coordenadora do programa, diz que entre as iniciativas desse movimento está a de garantir que as mulheres engenheiras tenham as mesmas oportunidades que os homens.

LEIA TAMBÉM: Motoboy arremessado da 3ª Ponte tem morte cerebral confirmada; família vai doar órgãos

"O programa oferece ambientes de discussão e acolhimento, sendo um suporte para as profissionais que enfrentam qualquer situação discriminatória, fornecendo orientação e recursos para acolher e ajudar as mulheres a lidarem com essas questões e garantir que suas vozes sejam ouvidas", disse Mariana

Além do painel “Mulheres pioneiras e o futuro da engenharia”, o evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia contará com mais duas palestras.

LEIA TAMBÉM: Menino de 11 anos faz manobra e salva colega engasgado em escola

A gerente de coprodutos da ArcelorMittal Tubarão, Leila Kauffmann, será responsável pelo painel "Liderança feminina na engenharia: desafios e oportunidades"

Gabriella Faria, analista de perfil comportamental, estará a frente da palestra “Comunicação assertiva para profissionais da área de engenharia”.