Mês de transição entre o outono e o inverno, junho pode trazer temperaturas abaixo da média esperada e chuva no interior do Espírito Santo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com a despedida do fenômeno meteorológico El Niño, o Brasil está em uma fase neutra no pacífico equatorial e pode terminar o inverno já com La Niña, fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental.
De acordo com a Climatempo, empresa de meteorologia, a influência de um ar seco vai favorecer queda acentuada de temperatura durante as noites no interior do Espírito Santo. A chuva ela deve ficar dentro da normalidade no Sul do Estado.
O inverno começa no dia 21 de junho, no entanto, até lá, as temperaturas devem permanecer um pouco acima da média esperada durante o dia. O clima mais parecido com o inverno deve ficar para cidades do interior capixaba.
LEIA TAMBÉM: Começam obras que vão criar novos acessos à Terceira Ponte em Vitória
Tendência para o Sudeste
Segundo a Climatempo, o interior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais devem passar pela mesma situação. Já o estado de São Paulo poderá passar por frentes frias ao longo do mês.
“O estado de São Paulo terá um junho marcado por ar seco e mais quente. Embora não tão quente quanto maio, bloqueios atmosféricos persistentes, porém menos intensos, ainda ocorrerão, permitindo a chegada ocasional de frentes frias e ar frio. Algumas áreas entre Minas, interior do Rio De Janeiro e do Espírito Santo devem ter chuvas também abaixo da média e temperaturas entre a média e um pouco abaixo nessas áreas”, diz a empresa.