Grande Vitória terá sistema de transporte urbano interligado a partir de setembro
Segundo o Governo do Estado, a integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer no início de 2020
O Governo do Estado lançou na manhã desta quarta-feira (31) o CartãoGV: Bilhete Único Metropolitano em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. Com tecnologia antifraude e outras vantagens, o cartão será aceito no sistema Transcol a partir desta quinta-feira (01), e nos sistemas municipais a partir do dia 01 de setembro.
No momento, os usuários do Transcol que realizaram o processo de migração já contam com o Bilhete Único. O mesmo se aplica aos cartões dos sistemas de Vitória (verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) depois de feita a migração.
Outra novidade é a ampliação do número de pontos de venda e de recarga. Até o momento, somente era possível adquirir um cartão ou efetuar a recarga em um dos cinco postos do GVBus. A partir desta quinta-feira (1º), serão mais 50 pontos de recarga. Além disso, o governo estuda disponibilizar a recarga por site e aplicativo.
Para proporcionar um acesso mais fácil da população ao novo cartão, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) vai disponibilizar um ônibus itinerante, que circulará pelas cidades para a aquisição do dispositivo. O primeiro destino será o município de Viana, a partir do final de agosto.
Benefícios da Integração
Para Renato Casagrande, o lançamento do CartãoGV é mais uma etapa para que a Região Metropolitana tenha um sistema verdadeiramente integrado: “É mais um passo que estamos dando na melhoria do transporte coletivo em nosso Estado. A tecnologia deste cartão nos permite usar no Transcol, a partir de setembro, e daqui a pouco nos sistemas municipais. Quando o Aquaviário estiver funcionando também será utilizado e se as prefeituras quiserem incorporar nas bicicletas e nos patinetes também poderão”, destacou.
Ogovernador também ressalta que, futuramente, a integração pode ser ainda maior: "O CartãoGV poderá proporcionar no futuro a integração entre bikes e aquaviário. A tecnologia permite essa integração. Com isso, podemos controlar melhor o sistema e proporcionar uma maior qualidade ao usuário do transporte público".
Etapas
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante sua fala, apresentou as etapas de implantação do CartãoGV e fez um balanço das ações da Secretaria em prol do transporte coletivo desde o início desta gestão.
“São muitas ações e cada uma delas representa um passo importante para que possamos melhorar de fato a mobilidade metropolitana. Somente no transporte público, melhoramos a tecnologia, estamos renovando a frota, melhorando e ampliando a rede de acesso ao CartãoGV, entre outras. O uso do Bilhete Único possibilita a integração e isso representa economia para o cidadão, traz mais agilidade no embarque e mais segurança, pois tira o dinheiro a bordo”, explicou o secretário.
Integração
A implantação do Bilhete Único começou em maio deste ano, com a mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol por uma mais moderna. No momento, os veículos que operam nas linhas municipais estão realizando o mesmo processo.
A próxima etapa é permitir a integração dos cartões. A partir de 01/09, o CartãoGV e os cartões antigos do Transcol podem ser usados para embarcar nos coletivos municipais e vice-versa. A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer no início de 2020.