Ônibus itinerante vai circular pela Grande Vitória para aquisição do Cartão GV
O primeiro destino será o município de Viana, a partir do final de agosto
O novo cartão para pagamento de passagens nos ônibus coletivos da Grande Vitória foi lançado nesta quarta-feira (31). A previsão é que a partir de setembro, o mesmo cartão seja aceito nos ônibus Transcol e municipais de Vitória e Vila Velha.
Para proporcionar um acesso mais fácil da população ao novo cartão, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) vai disponibilizar um ônibus itinerante, que circulará pelas cidades para a aquisição do dispositivo. O primeiro destino será o município de Viana, a partir do final de agosto.
Além dos novos cartões, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a Companhia de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), e o GVBus anunciaram terminais de autoatendimento para recargas e ficarão em todos os terminais da Grande Vitória. Além disso, os terminais de recarga estarão localizados em shoppings e em unidades da Rede Farmes. No total, serão 50 novos locais para as recargas.
A partir desta quinta-feira (1º) os novos cartões já podem ser adquiridos e recarregados pontos localizados na loja central, na Reta da Penha; na Ufes; nos terminais Jacaraípe, Laranjeiras, Vila Velha, Ibes e Campo Grande; e em 43 farmácias da Rede Farmes. A lista completa das unidades pode ser conferida neste site. Posteriormente, os terminais serão instalados nos shoppings Praia da Costa, Mestre Álvaro, Moxuara, Mont Serrat, Boulevard, Norte Sul e Vila Velha.
Ao contrário dos cartões atuais, não haverá mais layouts diferentes para os diversos tipos de usuários. Todos os cartões serão iguais. A previsão é que a partir do dia 1º de setembro, o mesmo cartão seja aceito em todos os ônibus Transcol, 'verdinhos' e Sanremo. Vale ressaltar que quem já validou o cartão, não precisa trocar.
Para os próximos dias, também estão previstas o lançamento de vários serviços, como a recarga online para Estudantes e Cidadão; cobrança de débito e crédito para pagamento das recargas; e recarga no aplicativo Ônibus GV. Para o início de 2020, a previsão é que todas as tarifas, do Transcol e municipais, sejam unificadas em um mesmo valor.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a partir de agora, o Bilhete Único será chamado de Cartão GV. Segundo ele, a implantação do sistema vai proporcionar mais segurança, reduzindo a circulação de dinheiro nos ônibus; redução de fraudes e evasão de receitas; e possibilitar a integração dos sistemas municipais com o Transcol.