Morre, aos 56 anos, o poeta capixaba Sergio Blank
A notícia da morte do escritor repercutiu nas redes sociais e diversas personalidades lamentaram o fato
O poeta capixaba Sérgio Blank, de 56 anos, morreu nesta quarta-feira (22). A notícia da morte do escritor repercutiu nas redes sociais e diversas personalidades lamentaram o fato.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lembrou que a morte aconteceu exatamente um ano após Blank tomar posse na cadeira 9 da Academia Espírito-Santense de Letras. A Secult lembrou ainda que o poeta trabalhou na secretaria e considerava a Biblioteca Pública do Espírito Santo sua segunda casa.
A secretaria também lembrou das últimas palavras postadas por Sérgio Blank, em uma rede social: "Fico feliz quando sou convidado para visitar escolas e conversar com as crianças sobre meu livro Safira. Gosto quando as professoras me apresentam com um escritor infantil. O compromisso de um escritor infantil devia ser soltar pipas, jogar bola de gude, tomar banho de chuva descalço, comer fruta tirada-do-pé, colecionar álbuns de figurinhas, brincar de pique-esconde e comer algodão-doce feito de nuvens. Essas pequenas delícias da poesia. Aprecio ser um escritor infantil."
O governador Renato Casagrande também se pronunciou por meio de suas redes sociais a respeito da morte do escritor. Segundo o governador, a cultura capixaba perde "um dos seus gigantes".
O ex-governador Paulo Hartung também lamentou a morte de Sérgio Blank. Em nota divulgada à imprensa, Hartung afirmou que o poeta deixa uma enorme contribuição para o patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo.
"Hoje o Espírito Santo perde um grande nome da cultura capixaba. É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do poeta Sérgio Blank, que deixa uma enorme contribuição para o patrimônio histórico e cultural do Estado. Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família e aos amigos", disse o ex-governador, em nota.
O secretário municipal de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, amigo pessoal de Sérgio Blank, postou, em sua conta no Twitter, que o escritor esperava por um transplante de fígado, que não veio.
Outro que lamentou a morte do poeta foi o deputado estadual Marcelo Santos. Em seu perfil no Facebook, o parlamentar contou que soube da morte do amigo após voltar de Muniz Freire. Marcelo Santos disse ainda que Sérgio Blank foi encontrado morto.
Sérgio Blank nasceu em Vitória, no dia 7 de abril de 1964.
Obras de Sérgio Blank
Poesia: Estilo de ser assim, tampouco, edição alternativa promovida pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida/Ufes, 1984;
Pus, Fundação Ceciliano Abel de Almeida/Editora Anima, 1987;
Um, Cultural-ES, 1989;
A tabela periódica, Secretaria de Produção e Difusão Cultural/Ufes,1993;
Vírgula (1996);
Em 2017 publicou sua obra completa sob o título Os dias ímpares, Vitória: Cousa.
Literatura para crianças: Safira, Vitória: Departamento Estadual de Cultura, 1991; Vitória: Cousa, 2015.
Blue Sutil – 2018 – reunião de escritos feitos nos últimos dois anos, compartilhados com amigos nas redes sociais.
O poeta tem textos avulsos publicados nas revistas Cuca, Letra, Você, e em outros periódicos.