Geral

Mapa de risco: 73 cidades do ES no risco baixo e 5 no moderado

Governador Renato Casagrande também falou sobre reunião dos governadores brasileiros com secretário americano de Meio Ambiente do governo de Joe Biden

O Espírito Santo terá 73 cidades no risco baixo e 5 no moderado a partir da próxima segunda-feira (02). O anúncio do 66º Mapa de Risco foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (30).

Alguns municípios, no entanto, tiveram a classificação alterada, conforme os critérios considerados pela matriz de risco, para a elaboração do mapa. Uma das principais cidades do norte do estado, Linhares, por exemplo, saiu do risco moderado e voltou para o risco baixo, assim como Boa Esperança, Mantenópolis, Divino de São Lourenço e Alegre. A única cidade que se mantem no risco moderado é Governador Lindenberg.

Os municípios de Alto Rio Novo, Ibiraçu, Santa Teresa e Rio Novo do Sul que estavam no risco baixo migraram para o moderado.

Pela quinta semana seguida, o Espírito Santo não tem cidades no risco alto para o novo coronavírus. A última vez que isso aconteceu foi entre os dias 28 de junho e 4 de julho, quando Anchieta e Mantenópolis estiveram nessa classificação. A região metropolitana está completamente no risco baixo para a covid-19 desde o dia 12 deste mês.

Casagrande também falou sobre a reunião dos governadores com o secretário americano de Meio Ambiente, Jhon Kerry. Eles debateram sobre o clima global.

Confira a classificação dos municípios capixabas:

Foto: Divulgação / Governo do ES

Comparando com o mapa desta semana, o número de cidades em risco moderado caiu de seis para cinco. 

Já em risco baixo, a quantidade aumentou de 72 para 73 municípios. Não há cidades em risco alto ou extremo. 

Foto: Divulgação / Governo do ES

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Rio Novo do Sul e Santa Teresa.

Confira os destaques do pronunciamento:

Reunião com Jhon Kerry, secretário de Meio Ambiente do governo dos Estados Unidos

"Eu estou à frente dessa articulação dos governadores. Encaminhamos uma carta ao presidente Biden. Fizemos uma reunião com John Kerry. É o ministro do Biden que trata de mudanças climáticas. Queremos que cada Estado tenha um programa em torno de mudanças climáticas envolvendo captura de carbono, reflorestamento, consumo consciente. Apresentamos os projetos de cada região. Cada região articulou um projeto e ele já foi elaborado", afirmou.

Bolsonaro na reunião

Eles gostaram da presença do presidente Bolsonaro na reunião organizada pelo presidente Biden. Disse que os compromissos são bons mas precisa do caminho que vai levar os compromissos, o que será cumprido. Demonstrou preocupação com relação ao desmatamento de 2020, da Amazônia e do Pantanal e reafirmou a importância da coalizão Governadores Pelo Clima. 

Meta é de todos

Nossa meta é impedir que a temperatura média passe de um crescimento de 1,5ºC. Atualmente, o crescimento é de 1,2ºC. Temos que diminuir as emissões de carbono, cuidar do reflorestamento, do consumo consciente. É um trabalho de todos, independente de ser de direita ou de esquerda.

Recompor a floresta

Propusemos uma governança de um consórcio público entre os Estados e a criação de um fundo público nacional para tratarmos de captação de recurso para projetos nessa área, que tem o objetivo de recompor a cobertura florestal, energia renovável e uma série de projetos que podemos buscar recursos internos e externos. É uma governança inovadora. 

Menor taxa de risco

Com relação à covid-19 no Espírito Santo, estamos na menor taxa de transmissão desde o início da pandemia: 0,6. Melhor na Grande Vitória, pior no interior. O índice de positividade está caindo. Na Grande Vitória bem abaixo de 1 e no interior um pouquinho abaixo de 1. Mas a média da transmissão é a menor desde o início da pandemia. O índice de positividade é pequeno, está caindo. A quantidade de testes que fazemos é grande. A taxa de óbitos está entre 9% e 10%, num processo que está estabilizado ou em redução.

Alerta para a variante indiana

Estamos numa situação melhor da pandemia com ocupação de leitos caindo. Mas não significa que a pandemia tenha acabado. Corremos o risco de variantes novas, como a delta. A equipe da Saúde tem manifestado preocupação quanto a ela.

Menor taxa de risco

Com relação à covid-19 no Espírito Santo, estamos na menor taxa de transmissão desde o início da pandemia: 0,6. Melhor na Grande Vitória, pior no interior. O índice de positividade está caindo. Na Grande Vitória bem abaixo de 1 e no interior um pouquinho abaixo de 1. Mas a média da transmissão é a menor desde o início da pandemia. O índice de positividade é pequeno, está caindo. A quantidade de testes que fazemos é grande. 

Alerta da variante delta

A taxa de óbitos está entre 9% e 10%, num processo que está estabilizado ou em redução. Estamos numa situação melhor da pandemia com ocupação de leitos caindo. Mas não significa que a pandemia tenha acabado. Corremos o risco de variantes novas, como a delta. A equipe da Saúde tem manifestado preocupação quanto a ela.

Mapa de risco

Estamos com cinco cidades em risco moderado e 73 em risco baixo. O mapa está mais verde e a gente fica muito feliz e agradecido pela sua colaboração com as orientação que a gente tem dado. Muito obrigado a todos vocês e que continuemos fazendo que a pandemia caia cada vez mais.



Pontos moeda