As testagens em locais com intensa movimentação de pessoas na Grande Vitória completam um mês neste domingo (18). Segundo a Secretária de Saúde do Espírito Santo (Sesa), dos mais de 9 mil testes aplicados, 560 detectaram positivo para o novo coronavírus
O objetivo da secretaria é ampliar as testagens para outros pontos, que ainda não foram definidos. A estratégia, segundo o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, ajuda a mapear a propagação do vírus no Estado.
“Nos temos uma taxa importante na transmissão em que o vírus ainda está circulando entre as pessoas. Isso mostra que a estratégia deve ser mantida, os cuidados sanitários e as medidas de proteção devido essa circulação do vírus ativos no nosso Estado”, afirmou.
O Terminal de Jardim América é o segundo local que mais fez testes até agora. Foram 2.650 realizados. Destes, cerca de 10% (264) deram positivo.
No Terminal de Laranjeiras, foram 3.379 testes realizados, com 185 resultados positivos. Já no Terminal de Itaparica, 1.223 pessoas foram testadas e 72 tiveram resultados positivos.
No Aeroporto de Vitória, foram 2.512 testes, com 45 positivos.
O epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde, Raphael Lubiana Zanotti, explica que a medida é muito importante, já que através dela é possível saber o quantitativo de pessoas infectadas.
“Essa medida de testagem de pessoas em pontos de alta circulação é de extrema importância para conhecer o quantitativo de pessoas infectadas na população e se esse números de pessoas vem aumentando ou diminuindo de uma maneira rápida”, explicou o epidemiologista
Resultados de testes nos terminais da Grande Vitória e aeroporto
1º – Terminal de Laranjeiras
Testes realizados: 3379
Positivos: 185
2º – Terminal de Jardim América
Testes realizados: 2650
Positivos: 264
3º – Terminal de Itaparica
Testes realizados: 1223
Positivos: 72
4º – Aeroporto
Testes realizados: 2512
Positivos: 45
Evite ir ao terminal apenas para testar
As secretarias verificaram que algumas pessoas estão indo para os terminais apenas para fazer o teste, o que não é recomendado, já que o objetivo da ação é testar quem estiver fazendo o caminho.
“Em um dia, por exemplo, tivemos de 110 pessoas testadas e 43 foram pessoas que vieram de fora. Elas pagaram passagem e entraram apenas para testar. Essas pessoas devem procurar uma unidade de saúde, onde é mais seguro e não é propício ir até o terminal para isso” explicou o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso.
Qualquer pessoa pode fazer o teste nas unidades de saúde, basta fazer o agendamento no site saude.es.gov.br/agendamento.
Leia também:
Testes em terminais: passageiros com covid-19 deverão ter ônibus exclusivos no ES