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Moradores esperam mais de 8 horas para atualizar Cadastro Único em Vila Velha

Foi registrado uma enorme fila no Cras na manhã desta terça-feira (19)

Foto: Reprodução/ WhatsApp Folha Vitória

Uma grande fila de moradores se formou para atualizar o Cadastro Único na manhã desta terça-feira (19), no  Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Ilha das Flores, em Vila Velha. Algumas pessoas esperaram até 8 horas por atendimento.

A aposentada Maria Helena, de 66 anos, já estava esperando desde cedo. "Cheguei aqui pro volta de 5h20", disse. No entanto, o sacrifício de chegar antes do sol nascer, não foi recompensado.

"Fiquei esperando para ver o que eles iam dizer. Se ia agendar a gente pra outro dia, mas falaram que não agenda. Tem que voltar outro dia pra poder pegar a senha", contou a aposentada.

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Assim como a maioria das pessoas que estiveram no Cras na manhã desta terça-feira (19), Maria Helena estava tentando atualizar o CadÚnico. O registro de quem não regularizar o cadastro até julho de 2023, pode ser excluído do sistema.

Algumas pessoas que estavam na fila desde a madrugada, esperaram mais de 8 horas para serem chamadas. Segundo a secretária de Assistência Social de Vila Velha, Letícia Goldner, alguns fatores contribuem para essa demanda.

"O atendimento do CadÚnico é individualizado e muito específico. Vai depender o seguinte para que eu consiga ter mais senhas ou menos senhas dia. Eu tenho o mínimo, mas o máximo vai depender do tamanho das famílias, se esse acesso é para inscrição ou atualização", disse Letícia.

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"Uma inclusão de uma família de 9 pessoas, vai demorar 1 hora, 1 hora e pouco. Se for uma atualização, vai levar meia hora. Então, a gente vai fazendo todas essas contas, essa métrica, para saber se a gente consegue aumentar o nosso atendimento do dia. Isso, só tem como saber diante das chegadas das demandas", explicou.

A secretaria confirma que o aumento da busca por atendimento no Cras é por causa da atualização do Cadastro Único. "A pandemia trouxe a questão do empobrecimento no Brasil muito forte. Hoje, o CadÚnico é uma grande ferramenta de inserção social e financeira também, dessas famílias", disse.

"O leque de benefícios que é possível através do CadÚnico só aumenta. Então, hoje realmente, a grande demanda da rede de assistência de todos os municípios tem sido o CadÚnico", contou.

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Ela explica que o número de fichas distribuídas no local é baixo, porque parte das vagas é agendada pela internet, todas as sextas-feiras, no site da Prefeitura de Vila Velha. No entanto, ela diz que a Secretaria tenta ampliar a capacidade de atendimento.

"Nós estamos em agosto, vamos ampliar de 2 para 3 cadastradores cada Cras. Isso vai otimizar umas 15 senhas a mais por dia", disse a secretária. 

Enquanto a ampliação não acontece, Maria Helena faz planos para quando tentará chegar cedo novamente no Cras. "Tem que dormir aqui. Para dormir aqui é difícil, é perigoso. Como a gente vai vir sozinha para cá e ficar a noite aqui, amanhecer o dia? É complicado", desabafou.

*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record TV

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