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Obra da ciclovia na Avenida Rio Branco começa nesta terça. Veja como fica o trânsito

A ciclovia terá extensão de um quilômetro e ligará o trecho que já existe na Ponte Ayrton Senna à ciclovia da Rio Branco, no bairro Santa Lúcia

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória
Projeto final para a avenida

As obras para implantação de uma ciclovia na Avenida Rio Branco, na Praia do Canto, em Vitória, terão início nesta terça-feira (19). Além do trajeto para ciclistas, a ideia é também reurbanizar a área, com preservação das árvores e manutenção das vagas de estacionamento. O investimento previsto é de R$ 3,5 milhões, com prazo de conclusão de 270 dias.

A ciclovia terá extensão de um quilômetro e vai ligar o trecho que já existe na Ponte Ayrton Senna com a ciclovia da Rio Branco, no bairro Santa Lúcia. Segundo a Prefeitura de Vitória, o início das obras coincide com o período de férias escolares, quando o fluxo de veículos é menor.

Provisoriamente, as vagas nas laterais da via serão usadas como faixas de trânsito, o que significa que não será possível parar os veículos nesses pontos. Somente a área do canteiro central será ampliada e sinalizada com placas indicativas, cerca laranja e iluminação noturna.

Placas de sinalização serão instaladas ao longo dos trechos em obras, nos dois sentidos da via, orientando a redução de velocidade e a proibição temporária de estacionamento naquela área.

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Duas etapas

A obra será dividida em etapas. A primeira delas terá início no trecho da Avenida Rio Branco que vai da Reta da Penha (altura da Rua Saul Navarro) em direção à Rua Elesbão Linhares. As intervenções vão acontecer sempre em trechos de 50 metros, com o trânsito livre de veículos em duas faixas de tráfego nos dois sentidos da via.

A obra faz parte do Plano Vitória, com investimentos de R$ 1 bilhão até 2024, lançado em setembro do ano passado, pela atual gestão municipal, do prefeito Lorenzo Pazolini.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória

Meio ambiente

O projeto da Rio Branco foi desenvolvido seguindo a ideia de requalificação do espaço urbano com a preservação do meio ambiente. A arborização, segundo a PMV, é uma das características de Vitória reconhecidas nacionalmente.

A reurbanização e implantação da ciclovia na avenida Rio Branco foi planejada com base na proposta apresentada pela associação de moradores (AMPC), aprovada na reunião pública de 09 de fevereiro de 2021, na Igreja Santa Rita de Cássia, e baseada em três pilares: preservação das árvores, ciclovia no canteiro central e manutenção das vagas de estacionamento.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória

Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, o projeto para as obras foi intensamente debatido com a comunidade, que o aprovou em reunião pública. 

“Foi um projeto desenvolvido a muitas mãos, com intensa participação dos que vivenciam o dia a dia na avenida. Em todo o processo, aliamos e ajustamos o trabalho técnico da equipe com as ideias da população”, destacou.

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Com o objetivo de preservar árvores existentes, que não são centralizadas e possuem troncos espessos, o canteiro central será ampliado em 40 centímetros, passando para 4,40 metros de largura. Para isso, cada faixa de rolamento da via será reduzida em 10 centímetros, saindo de 3 metros para 2,90 metros. O estacionamento paralelo às calçadas continuará com 2 metros.

O pavimento da ciclovia será em concreto, com canteiros de 50 centímetros de largura nas laterais, permitindo o distanciamento seguro entre bicicletas e veículos.

Trechos de 2,5 metros de extensão em concreto drenante formarão o piso no entorno de cada uma das árvores existentes. Esta combinação de concreto com pedras granuladas deixa a água escoar facilmente até o solo e protege as raízes das árvores.

Nestes trechos, os canteiros laterais serão substituídos por guarda-corpos, ampliando a área útil da ciclovia. O guarda-corpo será em tubo de aço galvanizado, com 1,20 metro de altura e acabamento em pintura eletrostática na cor preta.

Duas faixas livres de 1,5 metro, nas proximidades de cada árvore, não terão canteiros ou guarda-corpos, facilitando o acesso dos pedestres em toda extensão da ciclovia. Postes com luminárias em led serão intercalados a cada 18 metros nas laterais.

Nos cruzamentos com as ruas, um conjunto formado por uma faixa de alerta pintada no concreto e semáforos exclusivos para ciclistas e pedestres sinalizarão a travessia, que terá uma rampa nivelando a ciclovia com o leito da via.