Alunos com baixo rendimento mudam de "rota" e viram destaque em escolas de Vitória
Projeto pedagógico, com avaliações diagnósticas, ajuda o aprendizado dos alunos e eleva o desempenho e o interesse deles na sala de aula
Cada indivíduo é único, com habilidades, interesses e estilos de aprendizagem diferentes, por conta disso a personalização da educação é de extrema importância para o aluno.
O ensino, adaptado para atender as necessidades específicas de cada estudante, pode trazer uma série de benefícios.
Quando os alunos têm a oportunidade de aprender de acordo com seus interesses e necessidades, eles se sentem mais engajados e motivados.
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A personalização permite que os alunos assumam a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, tornando-se mais ativos e envolvidos no processo.
A personalização da educação reconhece a singularidade de cada aluno e busca atender às suas necessidades individuais.
Ela promove o engajamento, o desenvolvimento de habilidades, a autonomia e a inclusão, tornando o processo de aprendizagem mais relevante, eficaz e gratificante para cada estudante.
Um estudo chamado “O Poder do Feedback”, publicado pela Universidade de Auckland em 2007, demonstrou que o feedback (retorno da informação) na aprendizagem tem grande impacto no ensino dos alunos.
Projeto ajuda a melhorar desempenho
Exemplo disso são os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Rita de Cássia Oliveira, que fica em Vitória. Os estudantes Enzo Gabriel, de 10 anos, e Eduarda Onofre, de 9 anos, não estavam com bom desempenho escolar e mudaram esse cenário a partir de um projeto pedagógico da Secretaria de Educação do município (Seme).
Atualmente, Enzo é considerado pelos professores da escola um aluno exemplar, mas nem sempre foi assim. Ele mesmo conta que não tinha muito foco e priorizava as brincadeiras.
"Cheguei aqui e só queria saber de brincar, jogar bola, ficar no totó. Daí, na primeira prova, tirei três. A escola chamou meu pai para conversar e ele me alertou que eu precisava melhorar as notas", relata.
Depois da conversa, Enzo se comprometeu com os pais e com ele mesmo, focou mais nos estudos e melhorou o desempenho.
"Agora, todos os dias chego em casa falando que tenho que fazer meu dever. Quando fico com dificuldade, volto na matéria que já fiz e dou uma olhada e estou tentando melhorar cada dia mais", conta.
Eduarda também era muito dispersa e admite que isso prejudicava na hora das provas. "Eu realmente conversava bastante na sala de aula. No recreio, eu brincava e na sala eu brincava ainda mais. Os pedagogos e coordenadores conversaram comigo, me passaram mais exercícios e eu melhorei", explica.
Avaliar Vitória
O projeto que ajudou nessa melhoria de desempenho é chamado "Avaliar Vitória", e é voltado para a dificuldade e acompanhamento individualizado dos alunos.
A ferramenta foi criada pela atual gestão para as escolas municipais. São avaliações diagnósticas que apontam se os conteúdos abordados em sala de aula foram assimilados ou não pelos estudantes.
“Quando nós chegamos na gestão, identificamos que não era possível mapear onde estavam as escolas que tinham maior dificuldade ou as turmas que apresentavam déficit de aprendizagem. A partir disso, trouxemos uma avaliação padronizada, de português e matemática, onde a gente consegue enxergar a rede toda e mapear para poder recalcular a rota”, explica a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
As avaliações são elaboradas pelos professores e aplicadas da seguinte forma: provas objetivas de Português e Matemática para os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e avaliação de fluência em leitura para os estudantes do 1º ao 5º ano.
“O Avaliar vem com a proposta de não ser só uma prova, uma avaliação comum. Ele vem exatamente trazendo para nós o sentido de: 'Se movam' Mudem o percurso se for necessário'. O projeto mostra a necessidade de olhar para os detalhes”, afirma o pedagogo da escola, Ricardo Douglas da Silva.
A avaliação pedagógica acontece a cada dois a três meses e é uma forma de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.
Quando é detectada alguma dificuldade entre eles, a equipe pedagógica traça estratégias para melhorar o ensino dos alunos.
“Por ser em tempo real, a gente consegue agir com muita rapidez. Eles não são separados em iniciantes e avançados, muito pelo contrário. Eles fazem parte da mesma turma, mas em determinados dias da semana a gente separa as turmas. Uma professora pega a alfabetização e a matemática básica e a outra continua o processo com os alunos que estão mais avançados”, explica o pedagogo.
Ricardo ainda complementa: "O nosso objetivo é que, antes da terceira avaliação do Avaliar, todos os alunos estejam no mesmo patamar e aprendam a mesma lição na sala de aula".
Além do engajamento do aluno em sala de aula, o Avaliar Vitória também proporciona qualidade na educação, igualdade e oportunidade para os estudantes.
“Traz equidade, olhar para Vitória como uma ilha que traz uma educação igualitária, em periferia e bairros nobres, e ver que o aluno do bairro nobre e da periferia estão aprendendo a mesma coisa. Traz sensação de justiça social. A gestão está fazendo isso de forma coesa e justa para todos”, finaliza o pedagogo.
Benefícios do ensino personalizado
- Engajamento e motivação: quando os alunos têm a oportunidade de aprender de acordo com seus interesses e necessidades, eles se sentem mais engajados e motivados.
- Ritmo de aprendizagem: Com a personalização, os alunos podem avançar no ritmo que melhor se adequa a eles, evitando a desmotivação de ficar para trás ou o tédio de esperar pelos outros.
- Fortalecimento das habilidades: Ao adaptar o currículo e as atividades para atender às suas necessidades, os alunos têm a oportunidade de explorar e desenvolver suas habilidades específicas, maximizando seu potencial.
- Aprendizagem significativa: Ao personalizar o ensino, é possível conectar o conteúdo curricular com a realidade e as experiências de vida dos alunos.
- Autonomia e responsabilidade: Ao permitir que os alunos tomem decisões sobre o que, como e quando aprender, eles desenvolvem habilidades de autogestão e autoavaliação.
- Inclusão e diversidade: Permite ajustar as estratégias e os recursos educacionais para acomodar as diversas necessidades dos alunos, promovendo a inclusão.