Ciclovia da Vida na Terceira Ponte não vai funcionar 24 horas
De acordo com a Semobi, obras já foram concluídas e devem ser entregues ainda em julho. Usuários deverão usar o Cartão GV para acessar a via
A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, não funcionará durante 24 horas, como era esperado por alguns ciclistas. De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a via será fechada durante as madrugadas para limpeza e manutenção.
Ainda segundo a Semobi, o horário de acesso à ciclovia está em fase de definição, mas as obras já foram concluídas e devem ser entregues neste mês de julho, juntamente com as obras de ampliação da Terceira Ponte.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O trânsito na via ainda não foi liberado, pois a ciclovia serve como apoio operacional à ponte, tendo em vista que as obras de ampliação seguem em fase de finalização. A intenção é evitar que usuários sejam atingidos por dejetos da obra.
Quando for inaugurada, a ciclovia poderá ser acessada por frequentadores com bicicletas, patinetes, skates, monociclos e bikes elétricas, o trânsito de pedestres não é autorizado.
>>Leia Também: Terceira Ponte terá radar com limite de velocidade de 70 km/h
Tire suas dúvidas sobre a Ciclovia da Vida
Bicicleta e patinetes elétricos poderão circular pela ciclovia?
Sim. Patinetes, bicicletas e skates elétricos poderão trafegar pela ciclovia, desde que respeitem o limite de velocidade e que obedeçam os requisitos exigidos pela resolução.
No caso, estes veículos devem ter potência máxima de 1 mil watts e atingir a velocidade máxima de 32 km/h.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que "o uso da Ciclovia da Vida seguirá as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, sendo autorizado o trânsito de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes."
Ciclomotores poderão utilizar a ciclovia?
Não. O tráfego de veículos ciclomotores como motocicletas, motonetas e scooters está restrito ao ambiente urbano, ou seja, condutores devem ter habilitação específica, além de realizar o emplacamento dos veículos e trafegar no limite máximo de 50 km/h.
Qualquer pessoa poderá acessar a ciclovia?
Sim. O acesso à ciclovia será realizado por meio do Cartão GV. A diferença é que mesmo sem saldo, o usuário terá o acesso liberado. O cartão será utilizado para controlar o tráfego na vida, mas o acesso será 100% gratuito.
Usuários pagarão pedágio?
Não. Assim como usuários do sistema Transcol, ciclistas que utilizarem a via não pagarão pedágio para transitar pela Ciclovia da Vida.
Haverá sistema de segurança?
Sim. De acordo com a Semobi, a ciclovia contará com um sistema de videomonitoramento e que em casos de acidentes na estrutura, o Corpo de Bombeiros será acionado.
Quando a ciclovia será inaugurada?
De acordo com a Semobi, a ciclovia tem previsão de inauguração para este mês de julho, mas a secretaria não informou a data. Por meio de nota, o órgão afirmou que não houve paralisações nas obras e tudo ocorre dentro do prazo contratual.
>>Leia Também: Ciclovia da Terceira Ponte terá pedágio? Entenda como será o acesso