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Empresas mapeiam condições de estradas para evitar danos em cargas

Registradores de impacto apontam trechos mais acidentados das estradas e ajudam empresas a programar desvios de rotas ou embalagens mais resistentes

Foto: Divulgação/DINO

Entrou em vigor em junho a Lei 14.599, que traz uma série de mudanças para o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC). Uma delas é a obrigatoriedade de contratação do seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), para cobertura de perdas ou danos causados à carga transportada em consequência de acidentes com o veículo transportador.

No ano passado, o setor de seguro de cargas registrou R$ 5,4 bilhões em prêmios emitidos, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Um risco que aumenta com a má conservação das estradas. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 66% das rodovias brasileiras são consideradas regulares, ruins ou péssimas em termos de pavimento.

Para evitar perdas financeiras com danos a mercadorias, transportadores e embarcadores têm recorrido a tecnologias para monitorar as condições das estradas e programar desvios de rotas mais acidentadas ou até desenhar embalagens mais resistentes para seus produtos.

Foi o que fez uma grande fabricante de equipamentos elétricos, que enfrentava condições adversas no transporte de transformadores, reatores e disjuntores. “Apesar de aparentemente robustos, esses equipamentos são de alto valor agregado e contam com componentes sensíveis, que podem ser danificados com trepidações ou impactos durante o transporte.  E uma avaria como essa pode provocar incêndios ou explosões quando estes transformadores são energizados”, explica Afonso Moreira, diretor da AHM Solution, empresa especializada em segurança na logística.

Para monitorar as condições de transporte de seus produtos, o fabricante instalou em alguns equipamentos um registrador de impactos com transmissão de dados, que indica o ponto exato do trajeto em que houve uma trepidação ou impacto que possa afetar o funcionamento destes transformadores.

O registrador de impactos, conhecido como Shocklog298, emite relatórios em tempo real durante todo o processo de movimentação e transporte da carga. “Isso ajudou o fabricante a obter evidência irrefutável das condições de transporte e planejar novas rotas. Assim, foi possível garantir que os equipamentos cheguem ao destino final com os mesmos padrões de qualidade de fábrica”, completa Moreira.

A AHM Solution tem aplicado esses e outros dispositivos em empresas de diversos segmentos na América do Sul, além de treinar equipes para o manuseio correto de produtos, com o objetivo de reduzir danos em cargas.

Mais informações em: https://www.ahmsolution.com.br/