Geral

Estudantes capixabas farão intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile

O anúncio aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio Anchieta, com participação do governador Renato Casagrande

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Sedu

Estudantes da rede estadual do Espírito Santo selecionados para o Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), conheceram os países de destino para aprimorarem seus conhecimentos em língua estrangeira. 

O anúncio aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio Anchieta, com participação do governador Renato Casagrande (PSB) e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo

Ao todo, 150 estudantes participarão do programa, dos que estudam inglês, 110 serão enviados ao Canadá e outros 30 aos Estados Unidos. Já os 10 que se especializam em espanhol serão enviados ao Chile, todos durante o período de três meses. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os estudantes são alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) e foram contemplados com as bolsas por meio do Curso Intensivo de Línguas. 

Conseguir uma vaga não foi tarefa fácil. Os selecionados passaram por três etapas e precisaram comprovar frequência escolar e rendimento. Na segunda parte, entregaram a documentação para análise das inscrições. Na terceira etapa, foram escolhidos os estudantes com proficiência mínima de 80% em inglês ou espanhol.

O governador Renato Casagrande elogiou os alunos selecionados e afirmou que o programa significa uma vitória na busca por igualdade de estudantes da rede pública.

“Na minha época de escola, não tínhamos tantas oportunidades. Hoje temos a felicidade de acompanhar a seleção de alunos para fazer intercâmbio no exterior. Além de aprender uma nova língua, é uma oportunidade de conhecer novas culturas. Esses jovens vão incentivar amigos e familiares a conhecerem outra língua. Vamos seguir investindo em educação para termos um Estado cada vez mais justo", disse.

O secretário de Educação fez eco às declarações do governador e afirmou aos estudantes que esta se trata de uma oportunidade única. “Vocês vão representar o Espírito Santo por meio de uma política pública do nosso Estado. Aproveitem muito a experiência, que é única, porque alguém a oportunizou, mas ela só se concretiza porque alguém a abraça.”

O que dizem os alunos

Quem não conteve a empolgação com a conquista foi o estudante Luiz Felype da Silva Nascimento, de Vila Velha. Ele contou que sempre teve facilidade com o inglês e que espera que a família e o próprio Estado se orgulhem dele. 

 “Sempre tive facilidade em aprender a língua inglesa. Quando fiquei sabendo sobre os Centros Estaduais de Idiomas, me inscrevi e comecei a estudar. Foi nesse espaço que aprendemos juntos", disse. 

"Viver essa experiência de conhecer outro país era a minha meta. Com muita persistência, fiquei em quinto lugar e conquistei esse espaço para o programa de intercâmbio. Quero fazer minha família, minha escola e meu estado se orgulharem de mim", complementou. 

A professora de inglês Aisha Santana tem uma relação próxima com o programa, uma vez que foi uma das primeiras contempladas pelos intercâmbios. Ela revela que a experiência a fez escolher pela profissão.

“O motivo que me trouxe aqui foi eu ter sido uma das primeiras alunas a participarem do Programa de Intercâmbio da Sedu. Um dos meus sonhos era conhecer o mundo e eu conquistei por meio desse programa. Me proporcionou experiências que eu nunca poderia imaginar", afirmou. 

Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias selecionadas, conhecidas como "host families", localizadas perto das escolas e de pontos de transporte público.

Além da hospedagem, os alunos contarão com refeições fornecidas pelas famílias e bolsa mensal de 400 dólares. 

Leia Também: Avós são responsáveis pela criação dos netos? Entenda direitos e deveres