Geral

Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha, capixaba que presidiu a CNBB

Arcebispo emérito de Marina, em Minas Gerais, Dom Geraldo viajou no último fim de semana para o Pará, onde sofreu uma queda e não resistiu às complicações

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Arquidiocese de Mariana

O ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha, morreu aos 81 anos. O falecimento foi comunicado na manhã desta quarta-feira (26).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Dom Geraldo nasceu em Fundão, Região Metropolitana do Espírito Santo, em 14 de março de 1942. Ele começou na Arquidiocese de Vitória, onde foi bispo auxiliar entre 1984 e 1990.

Entre 1990 a 2002, foi bispo de Colatina, no Norte do Espírito Santo. Ele ainda foi arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, entre 2002 e 2007, e atuava desde então em Mariana.

LEIA TAMBÉM: Panela de pressão segura: aprenda a evitar acidentes na cozinha

Ele viajou à Xingu-Altamira, no Pará, no último domingo (23) para orientar o retiro espiritual dos padres da diocese. Dom Geraldo sofreu queda, fraturou o fêmur e precisou ser hospitalizado. Em função de uma parada cardiorrespiratória, ele faleceu nesta madrugada.

O velório acontece na catedral de Altamira, no Pará, na manhã desta quinta-feira. O corpo será transladado para Vitória, no Espírito Santo. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Casagrande decreta luto no Estado

O governador do Estado, Renato Casagrande, decretou luto de três dias no Espírito Santo por conta do falecimento de Dom Geraldo. "Sua dedicação e fé ao próximo nos deixa um grande legado", disse Casagrande. 

LEIA TAMBÉM: Hospital prepara operação especial para o parto de sêxtuplos no ES

Veja a nota de pesar divulgada pela CNBB

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à arquidiocese de Mariana (MG) e aos familiares por ocasião do falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito desta estimada Igreja Particular, nesta quinta-feira, 26 de maio, em Altamira (PA), simbolicamente no dia em que a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus.

Podemos afirmar carinhosamente que Dom Geraldo Lyrio Rocha, neste tempo de sua emeritude, foi um avô de nossa fé e nos educou amorosamente ao seguimento a Jesus Cristo e à Igreja. Damos graças a Deus pela doação deste irmão aos inúmeros serviços prestados à CNBB, ao episcopado do Brasil e do mundo.

Dom Geraldo Lyrio foi um homem que trabalhou pelo Reino de Deus com total dedicação, zelo e amor, até o último suspiro. Somos imensamente gratos pelo serviço prestado pelo prelado à Igreja no Brasil e às dioceses às quais serviu como zeloso pastor.

Cantamos a Deus, a misericórdia do Senhor que se manifesta também neste momento de sua Páscoa. Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares e dê ao nosso irmão o descanso eterno."