Geral

Atraso e fila em terminais: entenda motivo de fiscalizações em garagens dos ônibus do Transcol

Empresas de Cariacica, Vila Velha e Serra foram fiscalizadas, o que provocou atrasos na saída de ônibus das garagens e deixou pontos e terminais cheios

Foto: Thainara Ferreira | TV Vitória

Desde segunda-feira (03), integrantes do sindicato que representa os rodoviários no Espírito Santo têm realizado ações de fiscalização nas garagens de empresas de ônibus que atentem ao sistema Transcol.

Por conta disso, os coletivos têm atrasado para sair às ruas, o que têm provocado transtornos para os passageiros que precisam utilizar o transporte público logo pela manhã. No início do dia, pontos de ônibus da Grande Vitória têm ficado cheios e os terminais com filas além do habitual.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A fiscalização, segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Espírito Santo (Sindirodoviários), tem como objetivo verificar se o acordo firmado pela categoria com o governo do Estado está sendo cumprido.

Durante a pandemia, os cobradores deixaram suas funções. Alguns profissionais foram requalificados e passaram a novos postos de trabalho.

O acordo firmado previa o retorno dos cobradores aos coletivos sem ar-condicionado, principalmente em horários considerado de maior movimento, para realizar a recarga dos Cartões GV, o que aconteceu em fevereiro de 2022.

LEIA TAMBÉM: Depois de quase 2 anos afastados, cobradores do Transcol retornam aos ônibus

No entanto, segundo informou o diretor do Sindirodoviários, Miguel Leite, ao Folha Vitória na última segunda-feira, primeiro dia da fiscalização, algumas empresas não estão contratando trabalhadores para manter os postos de trabalho ativos.

Falta cobrador e a empresa não contrata. O acordo que foi feito é que teria que colocar cobrador em todos os carros que chamamos de ‘carro quente’, que não tem ar-condicionado. Então começamos a fazer a fiscalização. Só em uma empresa de Cariacica faltam 35 cobradores. Vamos nos reunir com a empresa e dar um prazo para contratar“, afirmou.

O que diz o governo do Estado?

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) enviou nota dizendo que o acordo foi feito entre as empresas e a categoria em 2020. 

O governo do Estado, através da Ceturb, acompanha e fiscaliza o serviço operacional, que está sendo cumprido conforme contrato, com horários e viagens e as adota providências cabíveis caso o serviço programado seja descumprido.

Segundo o acordo, a atuação dos cobradores varia conforme a linha. Esses profissionais atuam como mais uma opção de recarga, facilitando o dia-a-dia dos passageiros, além de toda rede de parceiros, autoatendimento, lojas e aplicativos que também disponibilizando o serviço da recarga de créditos para o Cartão GV.

Dos cobradores que integravam o sistema Transcol em 2019, mais da metade foi contemplada pelo acordo que prevê a requalificação, assumindo novas funções no próprio sistema, e parte fez adesão ao Plano de Demissão Voluntária.

Além das requalificações promovidas, a categoria teve a oportunidade de participar do Programa CNH Requalifica, lançado pelo governo do Estado, permitindo as profissionais obter habilitação (Categoria A B ou AB), para novas oportunidades de requalificação dentro ou fora do Sistema.

Fiscalizações serão realizadas em todas as garagens

No início da semana, segunda-feira (03), a fiscalização ocorreu em duas empresas de Cariacica, o que afetou o transporte de passageiros do município e de Viana nas primeiras horas do dia. Já na terça-feira (04), a ação foi realizada em Vila Velha e, nesta quarta-feira (05), em empresa que ficam na Serra.

LEIA TAMBÉM: Investimento bilionário: expansão de siderúrgica vai gerar mais de 700 empregos no ES

O presidente do Sindirodoviários, Marcos Alexandre, explicou que a fiscalização será feita em todas as garagens das empresas que atendem ao sistema Transcol.

A fiscalização ocorre para ficarmos cientes se está faltando cobrador. Caso a empresa saiba que não tem o cobrador, que ela coloque nos postos de trabalho deles. A empresa tem que ter consciência de que precisa ter o posto de trabalho que foi acordado“, disse.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.