Geral

Panela de pressão segura: aprenda a evitar acidentes na cozinha

O vídeo de uma panela de pressão explodindo viralizou nas redes sociais esta semana. Veja dicas da capitão Andresa, do Corpo de Bombeiros, para evitar problemas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Um vídeo de uma panela de pressão explodindo viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (24) e acendeu o alerta: como evitar este tipo de acidente?

Ao todo, o vídeo soma mais de 16 milhões de visualizações no TikTok. A imagem flagrou o momento exato da explosão. Veja:

Em meio às centenas de comentários, uma parcela dos internautas expressou o medo de utilizar uma panela de pressão. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Diante disso, o Folha Vitória ouviu a capitão Andresa, do Corpo de Bombeiros. Ela explicou os erros cometidos no vídeo e também deu dicas sobre a forma correta de usar o utensílio. Confira:

Como perceber que há algo de errado?

A capitã Andresa explicou que quando a panela para de fazer barulho, é sinal que ocorreu um entupimento. Quando isso acontece, a orientação é não mexer mais nela.

"Quando ocorre o entupimento da panela, ela para de fazer barulho, ou seja, aquele chiado característico. Se você estiver diante de uma situação como essa, o correto a se fazer é desligar o fogo e aguardar a pressão sair sozinha", explicou. 

Atenção à quantidade de líquido na panela

Outro grande erro ao se utilizar as panelas de pressão é o excesso de líquido adicionado para cozinhar os alimentos. O ideal é deixar um terço da panela livre. 

"Colocar muita água na panela de pressão pode ser perigoso e não é recomendado. Quando há excesso de líquido na panela, há a possibilidade de entupir a válvula, o que aumenta os riscos de explosão", disse a capitão Andresa. 

Use panelas certificadas e verifique a borracha de vedação 

A capitão alertou também para a necessidade de observar se a borracha de vedação está em perfeitas condições. Além disso, é essencial que o utensílio seja certificado com selo INMETRO

"A borracha de vedação da panela jamais pode estar rachada ou frouxa. Outra atenção que se deve ter é com o selo do inmetro", disse. 

Além de utilizar as panelas regulamentadas, a capitã afirma que não se deve colocar a panela debaixo da água com o intuito de retirar a pressão com mais facilidade. O ideal, segundo ela, é desligar o fogo e deixar a pressão sair naturalmente. 

"Outro erro que muitos cometem é deixar a panela no fogo por muito tempo. Para evitar possíveis problemas, deixe o tempo certo conforme cada alimento", disse. 

*Texto da estagiária Nayra Loureiro sob supervisão da editora Erika Santos