Geral

Prefeito anuncia projeto para construir a primeira UPA de Vitória no Forte São João

A informação foi dada como resposta à pergunta do vereador Maurício Leite (Cidadania), na Câmara, que o questionou sobre o projeto da construção

Foto: André Sobral / PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciou um projeto avançado para a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital, no Forte São João, durante a prestação de contas na Câmara de Vitória, na manhã desta quarta-feira (12).

O projeto básico oferta uma UPA 24 horas, com capacidade de até 10 mil atendimentos por mês. Na Grande Vitória, cidades como Vila Velha e Serra contam com essa estrutura de saúde.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A informação foi dada como resposta à pergunta do vereador Maurício Leite (Cidadania), que o questionou sobre o projeto da construção. 

O vereador também sugeriu que o nome da unidade de saúde seja uma homenagem à secretária de saúde de Vitória que morreu em maio deste ano, Joanna De Jaegher.

No anúncio, o prefeito também descreveu informações sobre a construção. 

“De fato nós temos um projeto para construirmos uma UPA, uma unidade de Pronto Atendimento, um Pronto-Socorro na região da avenida Vitória. Vai ser uma obra espetacular, de primeiro mundo, para atender toda a população. Temos esse projeto bem avançado”, destacou. 

A prefeitura informou que a empresa contratada está fazendo o projeto arquitetônico e os complementares. Com eles prontos, a previsão é de lançamento de edital no primeiro trimestre de 2024. 

Ainda segundo a prefeitura, a unidade contará com salas de classificação de risco, atendimento social, exames e urgência e emergência. Também haverá salas de eletrocardiografia, inalação coletiva, aplicação de medicamentos, radiologia e coleta de material.

LEIA TAMBÉM: Coronel Ramalho: “Quando banaliza o roubo, potencializa o latrocínio”

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória