Terceira Ponte terá radar com limite de velocidade de 70 km/h
A intenção com o equipamento é reduzir a velocidade no trecho, que ficará mais estreito após a conclusão das obras
O limite de velocidade na Terceira Ponte será de 70 km/h após a instalação de um radar quando a obra de ampliação da via for concluída. A informação é da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
De acordo com a Semobi, o pedido para a instalação foi feito ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Com a ampliação da via, uma nova faixa será incluída em cada sentido da ponte e a intenção com o radar é reduzir a velocidade no trecho.
O DER-ES explicou que ainda é necessário analisar qual será o comportamento do tráfego após o estreitamento das faixas de rolamento, já que a instalação dos equipamentos obedece à Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A resolução estabelece que medidores de velocidade são indispensáveis para fiscalização de infrações de trânsito relacionadas ao excesso de velocidade.
O DER-ES informou que, no momento, avalia os procedimentos necessários para a instalação do equipamento.
Obras de ampliação
Uma faixa extra será adicionada a cada sentido da ponte, isso tornará as faixas de rolamento já existentes mais estreitas, isso fará com que cada sentido da ponte tenha duas faixas de 3 metros e uma faixa de 3,20 m. Para a inclusão das novas faixas, uma nova mureta lateral já foi construída
Além da ampliação da faixa, a Ciclovia da Vida, também na Terceira Ponte, segue em fase final de construção. A via será acessível por meio do Cartão GV, apenas para identificação, mesmo sem saldo, o usuário terá o acesso liberado. O cartão será utilizado para controlar o tráfego na vida, mas o acesso será 100% gratuito.
Além disso, bicicletas, skates e patinetes elétricos também poderão circular pela ciclovia. De acordo com a Semobi, ambas as obras se encontram em fase final e a previsão é de que a entrega aconteça ainda no mês de julho.
Leia Também: Scooters poderão circular na ciclovia da 3ª Ponte? Tire esta e outras dúvidas