Geral

Terminal de Carapina: edital sai após conclusão do Contorno do Mestre Álvaro

Obra do contorno foi avaliada em cerca de R$ 500 milhões e tem previsão para ser concluída em dezembro

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Ivo de Souza de Oliveira

O edital para contratação de empresas que atuarão na construção do novo Terminal de Carapina, na Serra, será publicado após a conclusão das obras do Contorno do Mestre Álvaro

As informações são da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). De acordo com a secretaria, informações do projeto, prazos e valores serão detalhados com a licitação.

Em março de 2023, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que o edital de licitação seria publicado ainda no primeiro semestre, entre os meses de junho e julho. 

Em uma coletiva, também no mês de março, o governador Renato Casagrande (PSB), afirmou que a contratação teria início logo após a entrega do Complexo Viário de Carapina, obra concluída no último domingo (23). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Já estamos preparando o edital do novo Terminal de Carapina. Terminada a obra do Complexo Viário de Carapina, vamos começar a contratação do terminal", explicou o governador.

Novo Terminal de Carapina

O novo terminal ficará às margens da BR-101, na altura da UPA de Carapina e contará com uma estrutura três vezes maior que a do atual, que conta com 11 mil m².

Após a instalação do novo terminal, o que está atualmente em funcionamento será desativado permanentemente.

O local é alvo de críticas constantes de moradores da região por estar abandonado, ser ponto de descarte irregular de lixo e entulhos, e ter um matagal que contribui para se transformar num ponto de encontro de usuários de drogas, gerando insegurança. 

Conclusão do Mestre Álvaro está prevista para dezembro

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A conclusão da obra do Contorno do Mestre Álvaro tem previsão para dezembro deste ano, como foi informado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em visita oficial ao Estado também em março. 

Orçada em R$ 500 milhões, a obra teve projeto lançado em 2008 e teve a conclusão adiada três vezes. 

De acordo com o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), o trecho será entregue em dezembro e a obra irá municipalizar um trecho de quase 30 quilômetros. 

"A obra será entregue agora em dezembro deste ano, a prefeitura vai municipalizar esse trecho de quase 30 quilômetros que hoje é rodovia, vai permitir que isso possa interligar melhor a Serra, criar um corredor exclusivo de ônibus", afirmou o prefeito. 

Leia Também: Edital para construção do novo terminal de Carapina sai até julho

Pontos moeda