Geral

Câmeras com Inteligência Artificial vão controlar semáforos nos horários de pico em Vitória

Sistema inteligente permitirá diminuir ou aumentar automaticamente o tempo dos sinais de trânsito de acordo com o fluxo de pessoas e automóveis na Capital

Aline Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Imagens geradas pelas câmeras com Inteligência artificial

A Inteligência Artificial chegou em Vitória e vai ajudar a desafogar o trânsito. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (03), em coletiva do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), na sede da Guarda Municipal de Vitória.

Já são 104 câmeras de videomonitoramento com Inteligência Artificial no sistema da Guarda Municipal de Vitória. Na atual etapa, a Guarda está “educando” a IA, que deve operar nos principais pontos da cidade até dezembro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As câmeras com IA ainda vão ser integradas aos sistemas dos semáforos, e com isso será possível automaticamente diminuir ou aumentar o tempo dos semáforos de acordo com o fluxo de pessoas e automóveis, inclusive nos horários de pico.

LEIA TAMBÉM: Saiba como usar a arte para construir o pensamento crítico

A ideia é detectar colisões e veículos quebrados em ruas e avenidas o mais rápido possível. Desse modo, uma equipe de guardas conseguirá chegar ao local com mais agilidade, reduzindo a possibilidade de danos ao tráfego de veículos no local, liberando a pista e acionando o socorro com rapidez.

O prefeito Lorenzo Pazolini explica como vai funcionar a Inteligência Artificial: ”Ela permite a contagem do número de veículos, a alteração do tempo semafórico e a interpretação de dados”.

LEIA TAMBÉM: Manutenção da Cesan pode deixar bairros sem água na Grande Vitória no sábado; veja quais

Ele conta que “se nós tivermos um fluxo maior em uma via, nós podemos compensar o tempo de sinal aumentando o tempo para outra via, podemos fazer conversões à direita, à esquerda em determinados locais”.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Pazolini acredita que a Inteligência Artificial facilitará toda a logística e a dinâmica da mobilidade urbana. “São resultados extraordinários. Até a contagem do número de pessoas que passou pela faixa de pedestre, nós podemos fazer com um clique no mouse”, comemora.

O chefe do Executivo entende que isso é importante porque a contagem do número de pedestres pode alterar o tempo do semáforo. “Se em determinado cruzamento o sinal está sendo utilizado por poucos pedestres, nós podemos diminuir o tempo de passagem para que os veículos tenham fluidez garantida”.

Os pedestres também serão levados em consideração. “Se tiver muita gente para atravessar, vários pedestres, nós podemos aumentar o tempo do sinal para garantir a segurança do pedestre”, avisa.

Agora, segundo o prefeito, há um processo de acomodação e de leitura de dados. “Essas câmeras agora têm que se ambientar ao local. É como ser humano, quando chega a um novo local, quando se muda. E aí os nossos agentes vão ajudando, claro, e a câmera vai dando a resposta porque ela trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana”.