Geral

Chow-chow é amarrada em poste e abandonada por três dias na Serra

Cadela estava nervosa e teria mordido uma pessoa que estava passando pelo local; ela foi encaminhada para um abrigo por moradores da região

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Uma cadela da raça chow-chow foi abandonada no último domingo (14) em Manguinhos, na Serra, na Avenida Norelina Maria dos Santos. De acordo com moradores da região, o animal foi deixado por um casal com potes de ração e água.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A cadela estava nervosa e teria mordido uma pessoa que estava passando pelo local. 

Os moradores acionaram a Prefeitura da Serra e afirmaram que equipes das zoonoses foram examinar se o animal tinha raiva, no entanto, a chow-chow continuou lá.

Camila Lima, uma das pessoas que ajudou a cuidar do animal, contou que na noite de terça-feira (16) a cadela foi levada a um abrigo por moradores.

"Uma amiga, que tem mais de 30 cachorros, com a ajuda de outra amiga, conseguiu soltar a chow chow e levar para um abrigo. Ele está segura. Mas foi muito difícil, ela não deixava ninguém chegar perto, estava nervosa".

A cadela ficou por três dias amarrada ao poste e sendo alimentada pelas pessoas que moram próximo ao local. Camila contou que o abandono de animais pela região tem sido uma prática constante. 

"O abandono de cães em Manguinhos é muito recorrente. Há uns oito meses eu adotei um chow chow que foi abandonado praticamente no mesmo lugar, junto com outra chow chow. Os dois foram adotados, mas eles ficaram nessas condições de abandono. O meu, inclusive, quando estava na rua, foi atropelado, ele tem a rabo amputado e cirurgia na perna".

Por nota, a Prefeitura da Serra informou que o Departamento de Bem-estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi acionado. No entanto, a demanda é classificada como um caso de saúde pública, pois a cadela apresentava comportamento agressivo.

De acordo com a prefeitura, a equipe de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, esteve no local para fazer o recolhimento, mas o animal não estava mais lá.

LEIA TAMBÉM: Cabines da praça do pedágio de Guarapari serão removidas em até 60 dias

A administração municipal informou, ainda, que, no Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

As multas para maus tratos de animais no município da Serra variam de R$ 50 a R$ 2 mil, dependendo do grau de violência praticada. 

"A população deve denunciar este crime, com identificação dos suspeitos, junto ao Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura da Serra por meio do aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones. A Polícia Ambiental também pode ser acionada por meio do Disque-Denúncia pelo telefone 181", finaliza a nota. 


Pontos moeda