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"Encomenda retida": golpistas mandam mensagem com link falso dos Correios

O link leva a uma página falsa da empresa e pede o preenchimento de um cadastro. O objetivo é hackear dados pessoais, perfis e contas

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

"Sua encomenda está retida", "seu pacote foi taxado" ou "seu pedido foi bloqueado", são algumas das mensagens que têm chegado a centenas de pessoas por SMS, em nome dos Correios, mas, na verdade, é um golpe.

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Com uma frase que indica um problema e, em seguida, um link para a pessoa acessar, os golpistas estão utilizando o nome da estatal para praticar crimes.

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

O link leva a uma página falsa da empresa e pede o preenchimento de um cadastro. O objetivo é hackear dados pessoais, perfis e contas.

Essa modalidade de golpe é a preferida entre os criminosos. De acordo com a Associação de Dados Pessoais e Consumidor, em 2023, houve um aumento de 30% no número de ataques digitais. Boa parte de golpes onde links maliciosos são enviados por e-mail ou SMS.

No site oficial dos Correios, há um comunicado da empresa informando sobre o golpe.

"Os Correios alertam sobre a disseminação de mensagens falsas que usam o nome e a marca da empresa de forma indevida. Essas mensagens falsas chegam por SMS, e-mail ou por WhatsApp informando a necessidade de pagamento de taxa para liberação de uma encomenda, com um link que leva a uma página falsa com a logomarca dos Correios, para que o pagamento seja feito".

Ainda no comunicado, a estatal fornece orientações para que o público acompanhe de forma correta o andamento da encomenda.

"Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços. Também é indicado verificar o site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais".

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Além disso, em caso de dúvidas, os clientes ainda podem buscar informações na Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades); ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios.