Geral

Entenda fenômeno que fez cachoeira no ES congelar

Fenômeno foi registrado nesta quarta (24) nas proximidades do acampamento Casa Queimada, na região do Caparaó

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Ivan de Souza

O frio registrado em algumas regiões do Espírito Santo conseguiu congelar cascatas na região capixaba do Parque Nacional do Caparaó. O fenômeno foi registrado nesta quarta-feira (24), pelo guia Ivan de Souza. 

O fenômeno aconteceu nas proximidades do acampamento Casa Queimada, que fica cerca de oito quilômetros da entrada capixaba do parque.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Nas imagens impressionantes, enviadas para o Folha Vitória, é possível perceber água nas pedras, que formam uma cascata congelada. Além da formação de um bloco de gelo. Confira as imagens: 

Segundo o meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, o fenômeno ocorre devido a manhã estar muito gelada, com vento calmo e a região ser mais elevada. 

Ele descreve que o parque do Caparaó, tem o terceiro ponto mais elevado no Brasil, o pico da bandeira que fica em torno de 2892 metros. 

"A região não tem estação de medição. Mas devido à elevação acima do nível do mar, dependendo de onde foi feito o registro, a temperatura cai com facilidade e favorece para ocorrência do evento de congelamento e a formação dos cristais de gelo", afirmou o meteorologista do Climatempo. 

LEIA TAMBÉM: Expo Cidades em Cariacica vai discutir soluções para a escassez de água

Pontos moeda