Geral

Idoso escapa de ser atingido por folha de palmeira na Reta da Penha

Romário Vargas, de 70 anos, relatou o incidente ocorrido na última sexta (5), na Praia do Canto. Segundo biólogo, folha pode chegar a 2,5m de comprimento e machucar

Cauã Vieira *Estagiário

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Uma palmeira com folhas secas está deixando moradores em Vitória preocupados. A árvore, que fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, em frente à Caixa Econômica Federal, já soltou folhas antes e passou perto de acertar um idoso na última sexta-feira (5). 

Romário Mendes Vargas, de 70 anos, contou que estava caminhado no local, quando uma folha quase o atingiu. Segundo o morador da região, ele teria sido atingido se um homem não o tivesse ajudado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Eu estava caminhando em frente à Caixa e mexendo no celular, quando uma das folhas secas caiu. Se um senhor que estava próximo não tivesse me avisado, ela teria caído na minha cabeça", disse Romário.

Ele ainda contou que fez contato com a prefeitura logo após o incidente, mas nenhuma providência foi tomada. 

"Na sexta-feira (5), registrei o ocorrido com a prefeitura, avisando sobre o perigo. Domingo (7) fui até lá e vi que ainda não resolveram o problema. Registrei isso porque é muito perigoso, se cair em uma criança, mata", disse o morador.

O biólogo Daniel Gosser Motta explicou que a palmeira-rabo-de-rabosa é bastante utilizada no paisagismo urbano devido à sua grande capacidade de adaptabilidade a diferentes tipos de solos e resistência às condições climáticas diversificadas.

"Ela pode chegar a medir 12m de altura e suas folhas podem medir até 2,5m de comprimento. Apesar de linda e de necessitar de pouca manutenção, devemos nos atentar para a retirada das folhas, pois elas podem causar acidentes graves, principalmente se na queda acertar a pessoa com a parte grossa que suporta os folíolos (subdivisão das folhas), chamado de pecíolo", disse o biólogo.

E completou: "Alguns casos já foram relatados no Brasil, e devido à altura que a folha dela cai, mesmo que seca, pode acidentar pedestres, pessoas nas bicicletas e motos", alertou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que folhas de palmeira estão sempre em renovação e que já consta da programação de serviços desta semana a manutenção das áreas verdes e a limpeza das palmeiras com a retirada das folhas secas e cachos.

LEIA TAMBÉM: Após emagrecimento, onça pintada passa por check-up e faz até tomografia

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos