Geral

Lar temporário e doações: saiba como ajudar cães resgatados em canil de Viana

Os animais aptos a morar em lares provisórios são 180. Outras 12 fêmeas passam por exames e outros procedimentos de saúde

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Sociedade Protetora dos Animais/Montagem Folha Vitória

Os 192 cães resgatados em um canil clandestino em Viana ainda precisam de muitos cuidados. Por conta disso, a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo está recebendo doações para ajudar no cuidado dos cachorros até que possam ser colocados para a adoção. 

De acordo com a diretora da Sociedade, Ana Sutil, as pessoas podem se voluntariar para proporcionar lares temporários aos cães enquanto recebem seus tratamentos e passam por exames. Interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo telefone (27) 99991-5871. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Os lares temporários são pessoas que abrem suas próprias casas para receber alguns animais até serem cuidados e poderem ir para a adoção. São pessoas que amam os animais e cada um ajudando um pouquinho, conseguimos minimizar o sofrimento para que possamos procurar bons lares", disse. 

Os animais aptos para lares temporários, são 180. Outras 12 fêmeas passam por exames e outros procedimentos de saúde. De acordo com Sutil, a maioria dos cães foi resgatada com problemas de pele e de visão.

Além disso, as fêmeas passara por ultrassom durante esta terça-feira (9). Sutil explica que nenhuma delas está prenha, mas todas foram diagnosticadas com piometra, que é uma inflamação, e útero policístico. 

Por conta disso, a Sociedade também está recebendo doações de ração, vermífugo, remédios para pulgas, colírios tobramicina, shampoo de clorexedina e patês. Os itens podem ser entregues na Serumaninho Pet Shop localizada na Avenida Anísio Fernandes Coelho, em Jardim da Penha, Vitória. 

Doações em dinheiro podem ser feitas por meio da chave pix: (27) 99650 -5635, que pertence à página de adoção animal "Jussara Dog". Após os tratamentos, os cães serão disponibilizados para a adoção. 

Relembre o caso 

Foto: Reprodução/ É o Bicho!

Os animais foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente de Viana, por ONGs, além da Polícia Militar Ambiental na manhã da última quinta-feira (4) em um canil localizado em uma zona rural de Viana. 

No momento do resgate, um dos sócios do canil foi preso em flagrante por maus-tratos a animais domésticos. Outro sócio ficou responsável por regularizar o canil e arcar com os custos dos atendimentos veterinários a cada um dos animais. 

Os cães, que são das raças shih-tzu, chihuahua, yorkshire, buldogue e spitz, viviam em situação de maus-tratos. 

Leia Também: Como estão os quase 200 cachorros resgatados de canil clandestino em Viana

Pontos moeda