Após greve, Ufes define novo calendário; veja o que muda
Entre as novidades, há possibilidade de cancelamento de disciplinas e não exigência de frequência dos estudantes do curso de graduação
Após o encerramento da greve, o calendário acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo foi reformulado e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (08).
Entre as novidades, há possibilidade de cancelamento de disciplinas e não exigência de frequência dos estudantes do curso de graduação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Conforme informou a administração da universidade, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou a reformulação do calendário acadêmico de 2024, necessária após o período de greve realizada pelos servidores docentes e técnicos-administrativos.
Portanto, o retorno das atividades acadêmicas ocorrerá na próxima segunda-feira (08), com término do período letivo em 1º de outubro e semana de provas finais de 2 a 8 de outubro. O recesso acadêmico ocorrerá de 9 a 20 de outubro.
O reajuste de matrícula, com a possibilidade de nova oferta de disciplinas pelos departamentos, e matrícula ou cancelamento de disciplinas pelos estudantes, acontecerá no período de 8 a 25 de julho.
Excepcionalmente, será aberto um período de cancelamento de disciplinas nos dias 23 e 24 de setembro. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, esse período de cancelamento de disciplinas favorece os alunos que não foram dispensados durante a greve.
“Essa medida visa favorecer estudantes que não tenham sido dispensados de determinadas disciplinas durante a greve, mas que não puderam frequentá-las regularmente. Dessa forma, ele pode decidir começar a frequentar a partir do dia oito de julho e, caso ocorra algum problema, ele terá a possibilidade de cancelar, sem ser prejudicado com a redução do coeficiente”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Cinco apostas do ES quase ganham a Mega Sena; confira os números
Outra medida, adotada em caráter excepcional em relação ao primeiro semestre de 2024, será a não exigência de frequência dos estudantes às aulas dos cursos de graduação.
Segundo semestre acontecerá de outubro de 2024 a março de 2025
O segundo semestre letivo de 2024 (2024/2) terá início no dia 21 de outubro e prosseguirá até 25 de março de 2025, com um período de recesso acadêmico e férias docentes entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 21 de janeiro de 2025.
O período de provas finais do semestre será de 26 de março a 1º de abril de 2025.
A resolução que regulamenta a reformulação do calendário acadêmico será publicada nesta sexta-feira (05), no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOCS).