Geral

Rail bike: bicicleta tamanho família anda sobre trilhos em cidade do ES

Inovador meio de transporte permite que turistas explorem trilhos ferroviários desativados em diversos lugares do Estado de forma ecológica e divertida

Carlos Raul Rodrigues Santos *Estagiário

Foto: Robson Barreto

Um novo veículo movido a pedal, a rail bike, foi desenvolvido para proporcionar uma experiência única aos turistas que visitam Marechal Floriano, na região Serrana do Espírito Santo. O objetivo é oferecer uma forma ecológica e divertida de apreciar a paisagem local.

A rail bike é basicamente uma bicicleta adaptada para rodar sobre trilhos de trem. Ela possui um sistema de pedais que, quando acionados, movimentam as rodas, permitindo que o veículo se desloque sobre os trilhos. 

Normalmente, o veículo é projetado para acomodar de quatro a seis pessoas, incentivando uma experiência coletiva.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Robson Barreto, de 65 anos, foi quem desenvolveu o projeto do veículo. Filho e neto de ferroviários, ele explicou que a ideia é proporcionar um programa familiar, já que as bicicletas têm assentos duplos para um adulto ou uma criança com mais de 1,25 metro de altura.

“Esse veículo é o primeiro do Brasil. A minha ideia é conseguir parceria local para poder tocar esse projeto, proporcionando o turismo de experiência no município. Apresentamos esse projeto para a secretária municipal de Cultura e Turismo e foi bem aceito. Agora, estamos aguardando a autorização da prefeitura para poder colocar em prática no município. Estando tudo certo com a prefeitura, poderíamos iniciar os passeios para as férias do final de ano”, disse Robson.

A intenção é que os passeios de rail bike sejam organizados em rotas cênicas, onde os turistas podem desfrutar de vistas deslumbrantes, muitas vezes inacessíveis por outros meios de transporte. 

Durante o trajeto, é possível parar em pontos de interesse, como mirantes, cachoeiras e áreas de piquenique, tornando o passeio ainda mais agradável e interativo.

Para garantir a segurança dos usuários, a rail bike é equipada com freios eficientes e mecanismos de segurança que evitam descarrilamentos. 

Além disso, as empresas que oferecem passeios desse gênero fornecem instruções detalhadas sobre como operar o veículo e respeitar as regras de segurança.

Os benefícios da rail bike incluem, segundo Robson, a promoção do ecoturismo, permitindo que os visitantes apreciem a natureza sem causar grandes impactos ambientais, proporcionando uma atividade física saudável e revitalizando trilhos ferroviários desativados.

De acordo com ele, a proposta é colocar de três a quatro veículos em atividade, para impulsionar o turismo e a cultura local. As cidades de Vargem Alta, Viana, Domingos Martins e Alfredo Chaves também poderão receber o veículo.

“O trecho seria entre a estação da sede Marechal, podendo chegar até Araguaia. Nossa preocupação é nas passagens de avenidas e trevos, mas acredito que não será difícil a prefeitura realizar as sinalizações. O bom é que com pouco recurso conseguiremos transformar esse passeio em uma realidade. Nosso propósito é usar o turismo ferroviário responsável como indutor para ativar a memória cultural, promover a preservação do patrimônio e criar impacto socioambiental positivo na comunidade", explicou Robson. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Com corredor de aplausos, PM baleado na cabeça deixa hospital após 2 meses internado

A secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, informou que está em contato com Robson, para que o projeto seja estudado e posteriormente desenvolvido para a utilização da comunidade. 

O projeto experimental esteve à disposição de moradores e visitantes, permitindo que eles explorassem um trecho desativado da linha férrea entre a Estação Ferroviária – agora Museu da Imigração – e o CMEI Vovó Fernandina, no Centro. 

Veja as fotos: 

Robson Barreto
Robson Barreto
Robson Barreto
Robson Barreto
Robson Barreto
Robson Barreto

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos

Pontos moeda