Geral

Skatistas pedem reforma de pista da Praça dos Namorados

Além do esporte, os praticantes do skate relatam que a pista da Praia do Canto se tornou um ponto de movimentos culturais em Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A situação da pista de skate da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, na Capital,  tem se tornado motivo de revolta para adeptos do esporte na Grande Vitória. De acordo com os atletas, o local está abandonado e dilapidado. 

O tema ganhou destaque após a professora de Educação Física e estudante de skate, Aline Dantas, publicar um vídeo nas redes sociais, onde denunciava o abandono do local. 

Aline, que é vice-presidente da Associação Capixaba de Skate, relata que a pista tem valor histórico e afetivo para os praticantes na Grande Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

“A pista já existe há mais de 30 anos. É um espaço que a galera anda e se apropriou para a prática do skate. Nós mesmos começamos a montar obstáculos, acabamos ocupando aquele espaço e ele se tornou uma referência. Quando se falava de Vitória, Espírito Santo, logo as pessoas associavam à Praça dos Namorados, porque tem uma cultura muito forte”, relatou Aline em entrevista ao Folha Vitória

Além do esporte, a skatista relata que a Praça dos Namorados se tornou um ponto de movimentos culturais em Vitória. Foi ali, relata, que surgiram grandes nomes da arte no Estado. 

Na Praça dos Namorados, os frequentadores organizavam eventos que iam de batalhas de MCs a apresentações de dança. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“É um local muito ligado ao hip hop, batalhas de MCs, danças urbanas. É ocupado por todas as tribos e se tornou um espaço de convivência. Dali saíram muitos artistas, que deram início a seu trabalho. Pessoas como WC Beat, que já produziu Marcelo D2. Ele tocava na praça, junto com a molecada da dança. É um espaço de cultura”, afirma. 

De acordo com Aline, a luta pela manutenção das pistas de skate é uma bandeira antiga dos praticantes na Grande Vitória. 

Ainda segundo a professora, essa luta se estende a outras pistas, como a de Jardim Camburi, fechada desde dezembro de 2023. 

“Essa não é uma luta de hoje, é uma coisa antiga, vem de anos e anos. Isso também ocorre na pista de Camburi. Começaram a quebrar ali sem falar com ninguém. Alguém passou na praia e viu, foi ali que começamos a nos mobilizar. Era fim de ano e iam quebrar tudo. Não há diálogo, não nos mostraram projeto. Já contrataram a empresa, mas não sai do papel”, relata. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O que diz a prefeitura

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário de Desenvolvimento de Vitória, Luciano Forrechi, relatou que conversas foram realizadas com o presidente da Associação Capixaba de Skate. 

De acordo com ele, a reforma da pista de Camburi era uma demanda antiga da Associação e a ideia é tornar a prática do esporte mais segura para os frequentadores do local. 

“Os próprios representantes da associação disseram que o ideal era uma pista de concreto. A partir de discussões com eles, que apontaram que a pista não estava adequada, e que não havia segurança para as pessoas saírem e praticar o esporte, demos início às obras. Não havia nenhum tipo de proteção entre a pista e a Avenida Dante Michelini, o que vamos fazer é remover a massa asfáltica, que em alguns lugares chegava a 20 centímetros. A próxima fase é a concretagem”, disse. 

Em relação à Praça dos Namorados, o secretário afirma que a pista foi erguida há muitos anos, ainda em outra gestão. A pista, segundo ele, tem valor afetivo para os praticantes na cidade. 

“Tem valor afetivo, porque inclusive o Chorão já foi ali. Nossa ordem é terminar Camburi em até 90 dias e depois passarmos para uma segunda pista em Goiabeiras, depois passaremos para a praça”, afirmou. 

Por nota a Secretaria Municipal Central de Serviços afirmou que as ações de construção e recuperação das pistas de skate em Vitória estão sendo realizadas conforme cronograma e datas previstas. 

Além disso, a secretaria alega que um profissional especialista e praticante do esporte acompanha o projeto e as obras. 

“A pista verde na praia de Camburi está em fase avançada de reforma, com a primeira etapa de concretagem dos novos obstáculos programada para o próximo dia 29 de julho. A previsão é que as obras de reforma das pistas de Camburi e Goiabeiras sejam concluídas até o mês de outubro. Após a conclusão dessas obras, a pista de skate da Praça dos Namorados será a próxima a ser reformada”, informou, por nota. 

Leia Também: Empresa de caiaques incendiados se reconstrói com solidariedade