Geral

Vai chover? Forte frente fria chega no final do mês ao ES

Segundo o Climatempo, o bloqueio atmosférico que estacionou a massa quente sobre o Brasil deve começar o processo de enfraquecimento

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

O inverno deve voltar a dar as caras no Brasil e no Espírito Santo. Segundo o Climatempo, a passagem de uma forte frente fria é prevista para o final de julho e deve trazer características da estação mais fria do ano. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A situação acontece, conforme explicou o Climatempo, pois o bloqueio atmosférico que estacionou a massa quente sobre o Brasil deve começar o processo de enfraquecimento, significando uma diminuição no efeito.

Mas até que o processo esteja completo, as temperaturas continuarão se elevando na parte da tarde, mas não tão intensamente como durante o verão.

Além disso, o bloqueio atmosférico será encerrado por uma forte frente fria, com características mais continentais. 

Como a frente fria vai chegar ao Espírito Santo? 

O Climatempo explicou que a frente fria vai ingressar inicialmente no estado do Rio Grande do Sul, no dia 28, e deve se deslocar em direção às outras regiões brasileiras ao longo dos próximos dias.

"A chuva trazida pela frente fria se concentrará principalmente nos estados do Sul. Para o Sudeste, os efeitos da chuva serão sentidos no leste de São Paulo, Rio De Janeiro e parte sul do Espírito Santo", informou. 

Quando o frio chega? 

Além da tão esperada chuva, a frente fria também trará uma queda nas temperaturas. 

Como o próprio nome sugere, essa frente fria é uma massa de ar frio que deve contribuir para fechar julho e abrir agosto com as características do nosso inverno: dias mais gelados. 

A previsão indica que, após a passagem da frente fria, as temperaturas mínimas deverão cair significativamente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. 

"Isso marcará um retorno às condições climáticas típicas do inverno, com noites e madrugadas mais frias e a possibilidade de geadas em áreas mais elevadas e serranas", informou. 

LEIA TAMBÉM: Caparaó gelado! Veja imagens de cascata congelada no ES

Pontos moeda