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Vivo pode ser multada em até R$ 13 milhões após falha na internet em Vitória

Moradores da Grande São Pedro enfrentam fim de semana sem internet da operadora. O Procon da Capital marcou reunião com a empresa

Redação Folha Vitória

Foto: Freepik

A empresa de telefonia móvel Vivo pode ser multada em até R$ 13 milhões após um fim de semana marcado por interrupções no sinal da internet na Grande Vitória. Ainda não se sabe o que teria motivado a falha no sinal, que gerou transtornos para os moradores de regiões como São Pedro. 

O Procon de Vitória informou que marcou uma reunião com a empresa para entender o que aconteceu com o sinal. Caso o problema da internet não seja solucionado, a empresa poderá ser pensada na multa de R$ 900 a 13 milhões.

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Em entrevista ao Folha Vitória, a gerente do Procon de Vitória, Raquel Vionet, explicou que a reunião envolve a gerência de atendimento e a equipe técnica da Vivo.

"Queremos entender o que está acontecendo com a Vivo e que ela apresente um plano de trabalho para que o problema seja sanado. Se isso não acontecer, podemos pensar em uma multa coletiva para a empresa que varia entre R$ 900 até 13 milhões", disse.

A gerente também explicou que, de janeiro até abril de 2024, as reclamações sobre o sinal da internet correspondiam o total de 50% de todas as queixas da empresa em Vitória.

"Esses valores eram relativos à instabilidade do sinal, seja de telefonia ou internet. Quando começamos com essa ação junto a Vivo - interferência do órgão de consumidor -, conseguimos reduzir as reclamações para 10%. Não significa que estamos satisfeitos", descreve Raquel. 

Entretanto, a ação coletiva, realizada contra a Vivo, não impedirá com que os consumidores entrem com ações individuais. “Os processos administrativos vão continuar, não vamos suspender as reclamações e multas realizadas até o momento”.

"É necessário continuar com as reclamações", diz gerente do Procon

Após o ocorrido, a gerente ressaltou que, é necessário continuar com as reclamações. Essas ações vão auxiliar no mapeamento das áreas que continuam enfrentando instabilidade nos serviços das operadoras. 

"A gente tem um serviço de aplicativo que os usuários podem acessar. Lá conseguem se cadastrar, anexar o comprovante de residência, colocar a fatura, uma foto da identidade e fazer o relato de onde está acontecendo a suspensão do serviço", ressalta a gerente. 

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As reclamações podem ser realizadas por meio do canal 156, além do site do Procon de Vitória. O órgão está localizado na Casa do Cidadão, na Avenida Maruípe, 2544, no bloco A, no bairro de Itararé, em Vitória.

O que disse a vivo? 

Por meio de uma nota, a Vivo informou que, desenvolve continuamente iniciativas para melhorar o relacionamento com seus clientes, visando aumentar a resolutividade das demandas e a satisfação dos consumidores. 

"Especificamente sobre o caso mencionado pela reportagem, a empresa está em contato com o Procon para os devidos esclarecimentos", narra o órgão. 
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