A quinta-feira (20) começou com uma paralisação de motoristas e cobradores que trabalham em duas empresas que atuam na Grande Vitória. A primeira é a Viação Tabuazeiro, que circula exclusivamente em Vitória. A outra é Viação Metropolitana, que atende principalmente a região de Vila Velha. Juntando as duas garagens, são 140 linhas paradas nesta manhã.
As primeiras informações dão conta de que a paralisação é por conta do atraso no salário dos profissionais. A paralisação começou por volta de 4 horas.
A garagem Metropolitana interliga vários bairros de Vila Velha e faz principalmente as linhas troncais, que vão de um terminal ao outro. Ônibus que vão para Cariacica, Setiba e Carapina não saíram da garagem nesta quinta-feira.
Por nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) informou que está trabalhando junto com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) no remanejamento de veículos de outras operadoras para cobrir as linhas afetadas, que são em sua maioria de Vila Velha e Cariacica. Já a empresa Metropolitana informou que está negociando com os trabalhadores.
Já o o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo- Setpes informou que, juntamente com a Viação Tabuazeiro e Viação Metropolitana, está buscando o melhor caminho para que as atividades sejam retomadas. “Importante destacar que os ônibus do sistema municipal de Vitória perderam mais de 80% dos passageiros desde que o coronavírus chegou ao Estado e teve início o isolamento social. Além disso, as empresas não recebem subsídio do governo, ou seja, a arrecadação é diretamente das passagens de ônibus”, diz o comunicado do sindicato.
Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória/ RecordTV