Os gritos de desespero da avó e da irmã mais velha dos meninos Israel e Ícaro Storch, de 5 e 6 anos de idade, chamaram a atenção dos vizinhos. As crianças morreram carbonizadas em um incêndio na casa onde moravam, na manhã desta segunda-feira (16).
Foi o eletricista e vizinho, Sandro de Oliveira, quem ajudou as mulheres e tentou salvar as crianças, mas as chamas não permitiram. Ele contou que foi acordado com a avó gritando pelo nome dos meninos. Ao perceber que havia fumaça saindo da casa, ele foi até o local imediatamente, na tentativa de ajudar.
“Saí de pijama mesmo e pulei uma cerca de arame. Cheguei lá e estavam as duas tentando apagar o fogo com uma panela. Eu tirei elas e a avó ainda tentou voltar para salvar as crianças, mas eu não deixei, pois as chamas estavam muito altas. Tirei ela de novo, peguei a mangueira na minha casa para tentar apagar o fogo, mas não deu jeito”, contou.
A doméstica Michele Storch, tia das crianças, contou que há cerca de dois meses foi realizada uma festa de aniversário na residência para comemorar o aniversário de Israel. “A melhor lembrança que vou guardar é o sorriso deles, sempre alegres”, disse.
Para os vizinhos, a morte das crianças foi motivo de comoção. Segundo eles, a presença e a interação com os meninos era constante na região.
“Duas crianças que a gente estava acostumado. Há uns dias eu passei e falaram comigo. É uma perda irreparável”, afirmou o vizinho Marcos Paulo dos Santos.
Ligação clandestina de energia pode ter causado incêndio
O incêndio que resultou na morte dos dois irmãos pode ter sido causado por ligações irregulares de energia elétrica. O fogo começou por volta das 5h30 desta segunda-feira (16), no Bairro das Laranjeiras, na Serra.
As chamas atingiram um dos quartos, onde estavam os irmãos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando chegaram ao local ainda não havia confirmação de vítimas dentro da casa. Durante o combate às chamas, eles perceberam os corpos no quarto.
Uma perícia ainda será realizada no local. No entanto, o Corpo de Bombeiros acredita que uma das possíveis causas do incêndio é a ligação clandestina de energia elétrica.
“Há fortes indícios de que fenômenos termelétricos tenha causado esse incêndio. A casa não tinha disjuntor geral e tinha uma ligação irregular, o famoso gato. Ainda vamos investigar, mas há fortes indícios de que tenha sido este fenômeno. Claro que nenhuma hipótese é descartada”, afirmou o capitão Pedroni, do Corpo de Bombeiros.
Teto caiu sobre os meninos
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou e ficou concentrado no quarto dos meninos. O telhado em chamas caiu sobre os dois. Os corpos de Ícaro e Israel foram encontrados lado a lado em cima do que seria a cama em que dormiam.
“Havia uma janela com grade e eu desconfio que elas tentaram sair, também pela porta e ficaram presas pelas chamas. O teto de eternite cedeu em determinado momento e favoreceu a oxigenação do incêndio”, explicou o capitão.
A avó e a irmã dos meninos foram acolhidas por uma vizinha. A adolescente sofreu queimaduras leves e não precisou de atendimento médico. Já senhora não teve ferimentos.