A cidade de Mantenópolis, região Noroeste do Espírito Santo, começa a vacinar pessoas com 18 anos ou mais contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (04). As doses serão aplicadas em unidades de saúde da região.
O secretário da pasta, Hildebrando Pinto Neto, disse que das 13 às 14 horas serão aplicados imunizantes nas grávidas e puérperas. Depois, das 14h até às 20h, a aplicação será no público acima de 18 anos.
Leia também: Região Metropolitana de Vitória tem mais da metade da população vacinada com a primeira dose
“Estamos usando os nossos agentes de saúde e é mais fácil. Já temos a localização de cada morador e o profissional notifica as pessoas para comparecerem na unidade de saúde. Usamos também um carro de som para avisar”, explicou o secretário.
O público deve levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com foto.
1ª dose já foi aplicada em quase metade da população
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), cerca de 40,71% da população de Mantenópolis já tomou a primeira dose e, 17,76% a segunda.
O secretário Hildebrando esclareceu que as pessoas têm tido uma resistência para retornar para a D2, mas que o município tem buscado a conscientização.
“A primeira dose está sendo rápida, o pessoal vem em massa. Mas a segunda eles ficam um pouco com medo, até mesmo pela reação de febre e dores no corpo, mas é normal. Você toma um medicamento e ele desenvolve os anticorpos e pode ocasionar reações”, explicou.
No último Mapa de Risco, divulgado pelo Governo do Espírito Santo na sexta-feira (30), Mantenópolis está classificada em risco baixo. Para Hildebrando, a classificação é resultado da vacinação.
“Com a vacinação de 18 anos para cima vamos ter mais qualidade. Durante um tempo ficamos em risco alto, mas agora caminhamos para deixar a pandemia para trás”, finalizou ele.
Sobre a vacinação do público adolescente, ele destacou que aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde e da Sesa.
Em relação a qual imunizante será aplicado nesta quarta, o secretário ressaltou que o município possui os três, Astrazeneca, Pfizer e Coronavac, mas que o cidadão só ficará sabendo no local.
Viana foi a 1ª cidade a vacinar maiores de 18 anos
Por participar do estudo Viana Vacinada, o município foi o primeiro a abrir agendamento e a aplicação em toda a população da cidade sem comorbidades, acima de 18 anos.
Leia mais: Viana continua vacinação para pessoas de 18 a 49 anos com dose ajustada da Astrazeneca
A cidade faz parte da pesquisa da Fiocruz em parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) e é a única do Brasil a participar do estudo.
Com base em estudos preliminares, eles querem descobrir se duas aplicações de meia dose da vacina da Astrazeneca são suficientes para garantir a imunização da população. Se isso se confirmar, com a mesma quantidade de vacina vai ser possível imunizar o dobro da população.
Independentemente do resultado, os participantes não correm risco de ficar sem a proteção contra a covid 19 ao final do experimento. Uma dose de reforço será aplicada caso as duas meias doses não sejam suficientes, segundo os pesquisadores.