Geral

Jovens de 20 anos estão na expectativa pela vacinação contra a covid no ES

A previsão é que até setembro toda a população acima dos 18 anos já tenha recebido, ao menos, uma dose da vacina que protege do coronavírus

Foto: Fernanda Nevez/Secom-PMS

Na maior parte das cidades da Grande Vitória, a vacinação contra a covid-19 está sendo aplicada, atualmente, no público acima de 25 anos. Nesta segunda-feira (09), por exemplo, Vitória, Cariacica e Vila Velha abrem agendamento com vagas para este público.

Por enquanto, ainda não há expectativa para abertura de vagas para a próxima faixa etária. Pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), toda a população acima de 18 anos deve ser imunizada.

Foto: arquivo pessoal

A estudante Diene Sabino Pedro, de 23 anos, conta que está na expectativa para receber a vacina. Ansiedade que aumentou ao ver que já estão sendo vacinadas pessoas com mais de 25 anos.

“Sinto que cada vez mais a minha hora de vacinar está chegando. A minha esperança é que ainda esse mês a vacinação chegue à minha faixa etária. A vacina é a nossa maior arma contra a covid-19. Por isso eu estou com muita expectativa e ansiedade para me vacinar”, afirmou.

Ela contou ainda que toda a família já está imunizada. Principalmente, o pai, que foi infectado com a covid-19. No entanto, não evoluiu para a forma grave da doença.

“Apesar de não ter nenhuma comorbidade, eu tenho muito medo. É um vírus que ainda sabemos muito pouco e que age de formas diferentes nas pessoas. Então a única solução realmente é a vacina”, disse.

A Amanda Santos, de 22 anos, também está na expectativa para receber a primeira dose da vacina contra a covid. Moradora de Vila Velha, ela está de olho na faixa etária da vacinação.

“Minha expectativa está altíssima. Tenho esperanças que em breve serei vacinada, pois as pessoas de 25 já estão se vacinando”, afirmou.

Vacinação para quem tem até 18 anos pode começar em setembro

O desejo da Diene e da Amanda pode estar perto de se concretizar. Em entrevista concedida recentemente ao jornal online Folha Vitória, o secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, afirmou que a vacinação para quem tem até 18 anos deve começar no próximo mês.

“Com os anúncios feitos pelo Ministério da Saúde, nós devemos alcançar em setembro o início da vacinação de quem tem mais de 18 anos”, afirmou o secretário.

Fernandes ainda afirmou que a data pode ser, inclusive, antecipada. Segundo ele, a evolução da vacinação no Estado depende da entrega de novas doses e da manutenção do intervalo entre doses da Pfizer.

“Se o Ministério da Saúde mantiver o prazo de até 12 semanas na vacina da Pfizer, nós podemos inicar a D1 na população abaixo de 18 anos ainda em 2021. Se o Ministério da Saúde decidir reduzir o prazo para 21 dias, nós não vamos conseguir alcançar essa meta”, pontuou.

Caso o prazo seja mantido em 12 semanas, segundo o secretário estadual de saúde, há a possibilidade de que o Espírito Santo consiga imunizar a ampla maioria da população vacinável até o fim de 2021.

“Entre setembro e dezembro a gente pode alcançar até 80% de cobertura de D2 na população já alcançada com a D1. Desde que o Ministério da Saúde não decida pela antecipação da Pfizer para 21 dias de prazo”, afirmou.

Novos públicos serão vacinados após municípios atingirem a meta

Para que novos públicos sejam contemplados, os municípios devem atingir uma meta estabelecida pelo PNI. No caso, pelo menos 90% do público acima de 25 anos deve estar vacinado para que uma nova faixa etária seja imunizada.

Nesta segunda-feira (09), seguindo com a imunização, três municípios da Grande Vitória abrem agendamento para vacinar pessoas com 25 anos ou mais. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 18 mil vagas em Vila Velha, Cariacica e Vitória.

No município canela-verde, o agendamento acontece de forma escalonada e decrescente, da seguinte forma:

. Às 11 horas, a agenda será aberta para o público de 29+
. Às 14 horas, a agenda será aberta para o público de 27 e 28 anos
. Às 16 horas, as vagas serão para o público de 25 e 26 anos.

A vacinação já começa nesta terça-feira (10). ´Para marcar o início da imunização do novo público, haverá samba e pagode no Ginásio Tartarugão, a partir das 12h.

Em Cariacica, o agendamento para o público começa às 14h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça que qualquer pessoa com 25 anos ou mais que ainda não foi imunizada pode fazer o agendamento.

Também nesta segunda-feira (9), serão abertas outras 3 mil vagas para quem precisa tomar a segunda dose das vacinas Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. O agendamento é feito pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.

Na capital capixaba, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, às 16 horas, novo agendamento online para quem tem entre 25 e 29 anos.

Serão disponibilizadas 4.200 vagas. O agendamento pode ser feito no site da PMV, por meio do link https://agendamento.vitoria.es.gov.br, ou no aplicativo Vitória Online.

A vacinação será realizada nestas terça (10) e quarta (11), no Maanaim Vitória, no ginásio da Faculdade Salesiano e na Igreja Batista de Jardim Penha.

Foto: Divulgação/ Sesa

Espírito Santo já recebeu mais de 230 mil doses em agosto

Mais de 150 mil doses de vacinas contra a covid-19 chegaram ao Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (06) e a manhã de sábado (07). Para esta segunda-feira (09), está prevista a chegada de outras 80.990 doses.

Dos imunizantes entregues na semana passada, foram 83.350 mil doses da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), 1.550 doses da Janssen (Johnson & Johnson), e outras 65.520 da Pfizer/BioNTech.

As doses serão destinadas à aplicação da primeira dose dos grupos por faixa etária e para continuidade da vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19.

Leia também:
>> Mais de 80 mil doses de vacina contra a covid-19 chegam ao ES nesta segunda-feira
>> Viana Vacinada: estudo aponta eficácia de 88,3% após aplicação de meia dose da AstraZeneca