Postar foto do comprovante de vacinação nas redes sociais pode ser um risco à segurança de dados
As informações como nome, data de nascimento e número de documentos podem ser utilizadas por criminosos para aplicar golpes
Depois de um ano e meio de pandemia, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 é algo a ser comemorado. No entanto, de acordo com os especialistas em segurança de dados, compartilhar o comprovante de vacinação nas redes sociais não é seguro.
ES alcança nota máxima em transparência nos dados da vacinação
O head de tecnologia e responsável pelo blog Radar, do Folha Vitória, Jackson Galvani, explica que postar fotos com o comprovante de imunização é uma ação que pode ser perigosa.
"O comprovante de vacinação em geral pode conter dados sensíveis, como o nome completo do paciente, CPF, o número de registro no SUS, entre outros. Até a assinatura do profissional que aplicou a vacina é um dado sensível que precisa ser protegido".
Dia D: mais de 108 mil pessoas já foram vacinadas neste sábado no ES
De acordo com o especialista, essas informações podem ser utilizadas por criminosos e golpistas. "Em mãos erradas, essas informações são um prato cheio para estelionatários".
Galvani explicou ainda que caso a pessoa deseje compartilhar a imunização com os amigos e familiares pelas redes sociais, o ideal é que os dados pessoais como número de documentos, nome completo e data de nascimento sejam ocultados.
A orientação do head de tecnologia é apagar, não apenas a foto do comprovante de imunização, mas também outras postagens com informações pessoais que também podem ter sido compartilhadas nas redes sociais.