VÍDEO | Veja imagens da chuva de meteoros "Perseidas"
Na Grande Vitória, a chuva não pôde ser vista por causa do tempo nublado
Assim como prevista, a chuva de meteoros considerada "gigante" aconteceu! Infelizmente, boa parte dos capixabas não conseguiu ver. A explicação, segundo o setor de Astronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é que o tempo nublado impossibilitou a visão.
A chuva de meteoros foi registrada na madrugada desta quinta-feira (12) e poderia ter sido vista no céu de todo o Espírito Santo.
Imagens feitas em outros estados da região Sudeste pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), uma rede própria para monitoramento destes fenômenos, mostram a chuva de meteoros.
Veja:
Confira o calendário com os próximos fenômenos:
- Conjunção dos planetas Mercúrio e Marte: 18 de agosto, após o entardecer, ambos estarão mergulhados na luz crepuscular. Para observar é necessário ter um horizonte Oeste bem visível.
- Júpiter em oposição, ou seja mais fácil para observar: 19 de agosto. Melhor noite de observação. Visível a noite toda. Este é o melhor mês para observar o planeta gigante.
- Saturno e Júpiter em conjunção com a Lua quase Cheia: dias 20 e 21 de agosto (um dia antes da Lua Cheia (22/08), respectivamente. Ambos são os astros mais visíveis no horizonte Leste, após anoitecer.