Geral

No Dia Mundial do Gato, veja 12 mitos e verdades sobre os felinos

A reportagem do Folha Vitória separou uma lista de mitos e verdades, para saber se você tá por dentro meeesmo da vida (ou sete vidas?) deste animalzinho fofo. Vamos lá?

Foto: Iures Wagmaker

O dia 08 de agosto é uma das datas escolhidas para celebrar a vida desses felinos! Mas, para quem é apaixonado pelo animal, todo dia é dia do gato. Desta vez, a reportagem do Folha Vitória separou uma lista de mitos e verdades, para saber se você tá por dentro meeesmo da vida (ou sete vidas?) deste animalzinho fofo. Vamos lá?

Mito ou verdade?

• Gatos têm sete vidas

Mito! Os gatos têm uma única vida como qualquer outra criatura viva. No entanto, um bichano é provavelmente o animal de estimação mais independente que existe.

• Gatos podem tomar banho 

Verdade! A recomendação da veterinária Adriana Maioli é de que os felinos tomem banho no máximo uma vez ao mês. “Em raças peludas é interessante porque podem embolar o pelo”, explica.

Foto: Petz

• Gatos podem beber leite

Mito! Não há necessidade de dar leite para os gatinhos, e pode ocorrer intolerância a lactose, alergias, entre outros.

• Gato preto dá azar

Mito! Dizer que gato preto representa algo ruim não tem qualquer embasamento e é algo que contribui com o preconceito que esses pets sofrem.

Foto: Petz

• Dormir com o gato faz mal

Mito! Mas a veterinária chama a atenção: o animal precisa ser bem cuidado, livre de parasitas intestinais e externos.

• Unhas de gato podem ser cortadas 

Verdade, verdadeira! É importante tocar sua pata desde filhote para que ele se acostume com a rotina e não fique traumatizado no futuro. As unhas podem ser cortadas a partir dos dois meses de idade do felino.

Foto: Shutterstock

• Gatos podem lamber rosto dos donos 

Verdade. A veterinária não recomendo que as demonstrações de afeto sejam nos olhos ou na boca. “Também é questão de manter o animal saudável, e o tutor se higienizar”, explica. 

• Gatos precisam de vacinas

Verdade! Não só a antirrábica, mas também a polivalente.

• Apartamentos e casas altos com gatos não precisam de telas nas janelas 

Mito! Os felinos se adaptam tanto em apartamentos de andares baixos quanto em andares mais altos. A importância maior entre um e outro é a imprescindível necessidade em colocar telas de proteção resistentes em apartamentos mais altos. Mesmo que os gatos para apartamento não fuja, o risco dele cair é grande.

• Preciso brigar com o gato quando ele arranha os móveis 

A veterinária explica que, normalmente, não funciona. “Deve-se ter um arranhador ou algo para suprir a necessidade dele e condicioná-lo a buscar o local apropriado”.

Foto: Petlove

• Dois gatos podem dividir a mesma caixinha de areia

Mito. Normalmente não gostam e é bom cada um ter a sua, porque ajuda a monitorar quem está urinando e defecando e se tem alterações.

• Preciso levar o gato para passear

Mito. Se tiver um ambiente enriquecido e atraente para o animal, já é o suficiente.

*Com informações da veterinária Adriana Maioli e do site Petz