Geral

Falha em catraca, viagens rápidas e novos horários: veja como foi o 1º embarque no aquaviário

Passageiros que utilizaram o novo aquaviário na manhã desta segunda-feira (21) destacaram os pontos positivos e ajustes que podem ser feitos no novo modal

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O aquaviário voltou a operar no Espírito Santo após mais de 20 anos. Nesta segunda-feira (21), primeiro dia de funcionamento do novo modal capixaba, os passageiros destacaram pontos positivos ao meio de transporte que promete melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Quem embarcou nas primeiras viagens da manhã destacou a rapidez, o conforto e a bela paisagem da região, que não deixa a desejar mesmo com a manhã chuvosa. As pessoas mais novas, que não conheceram o antigo aquaviário, se encantaram e comentaram sobre as expectativas.

Cheguei em Porto de Santana em 2015, mas meu esposo fala que antigamente era bom. Vai me ajudar a ir ao trabalho mais rápido. Ninguém merece terminal“, brincou Jucélia, uma das passageiras.

O novo aquaviário possui três estações. Uma em Porto de Santana, em Cariacica; outra na Praça do Papa, em Vitória; e mais uma na Prainha, em Vila Velha. Nos primeiros dias, período de adaptação, o sistema irá operar com horário reduzido, entre 6h30 e 18h.

LEIA TAMBÉM: Aquaviário começa a operar com horário reduzido na 1ª semana

Ampliação de horário não é descartada

Uma das ponderações dos passageiros é justamente sobre o horário de funcionamento. Algumas pessoas destacaram que, considerando o tempo de deslocamento e horário de trabalho, os embarques podem ser ampliados. 

Viagem foi boa, tranquila. É confortável, tem wi-fi e banheiro. A saída poderia ser mais cedo, umas 5h. Na volta do trabalho, poderia ter um mais cedo também, umas 17h, porque se demorar demais, as pessoas vão acabar pegando o ônibus“, disse Welber.

LEIA TAMBÉM: Aquaviário: veja os horários de funcionamento nesta semana

Em entrevista à TV Vitória/Record TV nesta manhã, o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, destacou que os horários podem ser ajustados futuramente.

São questões que precisam ser avaliadas agora. Vamos fazer os ajustes, ver a questão de horário. Nesse início, o aquaviário vai funcionar até as 18h, mais para frente ele vai até mais tarde. Vamos fazer ajustes conforme a necessidade da população“, explicou.

Integração com o Transcol e falha nas catracas

O aquaviário é integrado ao Sistema Transcol. Os passageiros que utilizarem o ônibus e logo em seguida embarcarem no aquaviário, ou vice-versa, pagarão apenas uma tarifa, atualmente de R$ 4,50.

Na manhã desta segunda-feira, as catracas das estações apresentaram uma falha no sistema. Os passageiros puderam embarcar pela área de cadeirantes após o validador do CartãoGV ficar fora do ar. 

LEIA TAMBÉM: Aquaviário recebe bênção e tem 1ª viagem oficial após inauguração; veja vídeos

Em nota, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que houve problemas no sistema dos validadores dos terminais do aquaviário, mas destacou que ele já foi resolvido.

Sobre o tempo entre um embarque e outro, o secretário destacou que, neste momento, a preocupação é com uma boa viagem aos passageiros. 

Não se preocupem com isso nesse primeiro momento. Vamos estar fazendo a integração a ônibus e aquaviário, e vice-versa. Não se preocupem com tempo agora. O importante é o passageiro fazer uma viagem positiva“, destacou. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, foi uma das pessoas que utilizaram o aquaviário nesta manhã. De bicicleta, ele destacou a importância do novo modal para a mobilidade capixaba. 

Estou fazendo essa travessia para demonstrar para as pessoas que puderem deixar o carro nas estações ou em casa, fazer a travessia com o aquaviário, utilizar os ônibus, vir de bicicleta ou caminhando. Temos que ver as alternativas. O aquaviário é um modal a mais, charmoso, com uma vista bonita e rápido“, destacou.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.