Geral

Vídeos de ícones da cultura do ES são deletados após ataque hacker

Criado em 2008, o canal do youtube "Comédia a la Carte" mantinha vídeos de ícones da cultura capixaba, como Milson Henriques e José Luiz Gobbi, ambos já falecidos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O canal no YouTube que reúne um vasto acervo da cultura teatral e humorística do Espírito Santo foi alvo de uma ataque hacker. Parte dos vídeos do "Comédia a la Carte" foram deletados da conta administrada pelo professor e humorista Fabio Flores.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Criada em 2008, a página continha materiais com figuras icônicas da cultura capixaba, como o desenhista e dramaturgo Milson Henriques, que morreu em 2016, e do ator, produtor e diretor José Luiz Gobbi, que faleceu em 2021. O canal também apresentava trabalhos dos dez anos da carreira artística de Fabio.

O professor e humorista contou ao Folha Vitória que percebeu a invasão na conta na noite desta terça-feira (01). Segundo Fabio, o criminoso trocou e-mail e telefone do perfil, e ainda deletou o material.

"Por volta das 22h, notei que tinha um e-mail diferente marcado como login no canal. Nas configurações de segurança, vi que a mudança aconteceu no domingo (30). A pessoa mudou o acesso, o telefone de contato, mudou o e-mail secundário e deletou os vídeos", contou.

LEIA TAMBÉM: Pais poderão monitorar veículos escolares por GPS em Vitória

Boa parte do material que havia no canal não tinha backup e pode ter se perdido. Fabio contou que acionou o Google, big tech que controla o YouTube, e que irá procurar a Polícia Civil para tentar identificar e punir os responsáveis.

"Meu próximo passo é buscar a delegacia e tentar recuperar o material da cultura do nosso Estado e, principalmente, da minha história como artista, que me dediquei durante 10 anos. É frustrante!".

LEIA TAMBÉM: Servidores da Educação do ES vão receber bônus no salário de agosto

Em uma rede social, ele fez um desabafo. Fabio disse que fará de tudo para poder encontrar os responsáveis pelo ataque hacker, puni-los pelo crime e, principalmente, reaver o importante acervo da cultura capixaba.