Acesso à ciclovia da Terceira Ponte será feito de graça e sem CartãoGV
Após a inauguração, as travessias poderão ser realizadas diariamente das 05h30 às 22h30
Faltam poucos dias para a sonhada e esperada volta do Sistema Aquaviário e a inauguração da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte. As duas obras serão inauguradas, respectivamente, nos dias 20 e 27 deste mês.
Para acessar a Ciclovia da Vida, não haverá cobrança e nem a necessidade de apresentação do CartãoGV, como informado anteriormente. Após a inauguração, as travessias poderão ser realizadas diariamente das 05h30 às 22h30
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, nesse primeiro momento, haverá a compreensão do uso e demanda da ciclovia para, posteriormente, adotar alguma medida, se necessário, de controle de acesso.
Em Vitória, o acesso à Ciclovia da Vida é pela Avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça. Já em Vila Velha, o acesso é na Rua São Paulo com a Avenida Champagnat.
Sistema Aquaviário começa com três estações
Segundo a Semobi, o Sistema Aquaviário será composto por duas embarcações de última geração, projetadas para oferecer conforto e segurança aos passageiros. As embarcações conectam três estações estrategicamente posicionadas: a Prainha em Vila Velha, a Praça do Papa em Vitória e o Porto de Santana, em Cariacica.
Além de oferecer uma alternativa de transporte mais eficiente, o sistema promove a intermodalidade, já que as embarcações são equipadas com bicicletários, permitindo aos passageiros integrarem suas viagens com bicicletas.
As embarcações do Sistema Aquaviário foram projetadas para serem inclusivas e modernas. Elas contam com recursos de acessibilidade, como rampas de embarque e espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o conforto dos passageiros é garantido com ar-condicionado, banheiros a bordo e acesso wi-fi gratuito.
A Semobi, responsável pelo sistema, informou que as operações serão gradualmente atualizadas para fornecer dados integrados no aplicativo. A Ceturb-ES, por sua vez, será a responsável por divulgar todas as informações sobre o sistema operacional, horários e outros detalhes.
As embarcações realizarão percursos de ida e volta entre o Porto de Santana, a Praça do Papa e a Prainha. A bordo, os passageiros poderão acomodar suas bicicletas nos bicicletários, que comportam até seis bicicletas por viagem.
A reportagem do Folha Vitória procurou a Ceturb para saber se já há previsão dos horários e números de viagens. A companhia informou que os detalhes serão divulgados em breve.