Geral

CNH de graça no ES: lista de selecionados será divulgada nesta segunda

A matrícula online deve ser feita até as 23h59 do dia 21 de agosto de 2023 na aba do programa CNH Social no site do Detran|ES

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Lidiana Cuiabano | Detran MT

Os inscritos na segunda etapa do programa CNH Social 2023 devem ficar atentos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulga, nesta segunda-feira (07), ao meio-dia, a relação contendo os nomes dos 3.500 selecionados para tirarem a habilitação de graça.

A relação estará disponível no site www.detran.es.gov.br e pelo jornal Folha Vitória. Os selecionados precisam efetuar a matrícula online para garantir sua vaga.

Veja lista:

SELECIONADOS - ETAPA 2 - CHN SOCIAL 2023

1.46 MB
Baixar Arquivo

Os escolhidos devem acessar a seção do programa CNH Social ou o banner correspondente na página principal do site do Detran, e efetuar a matrícula online a partir das 12h desta segunda-feira (07) até as 23h59 do dia 21 de agosto de 2023.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O processo consiste em preencher os requisitos indicados na página, a fim de obter informações sobre o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde deverão iniciar seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários para a empreitada.

Mais de 70 mil inscritos

A segunda fase do programa CNH Social 2023 atraiu 70.227 interessados em obter, de forma gratuita, a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (automóvel). Além disso, contemplou os já habilitados, permitindo a adição das categorias A ou B, assim como a mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A seleção dos candidatos ocorre por um processo eletrônico, segundo os critérios do programa e baseando-se nas informações fornecidas pelos próprios candidatos no Cadastro Único (CadÚnico).

São considerados critérios como a menor renda per capita, o maior número de membros no grupo familiar, a conclusão do Ensino Fundamental, o status de beneficiário do Bolsa Família, além da data e horário de inscrição.

Prazos a serem seguidos

Conforme as diretrizes do programa CNH Social, é de total responsabilidade do candidato acompanhar as publicações, cumprir os prazos estipulados e manter seus dados atualizados.

O não cumprimento destas obrigações pode resultar na desistência do processo e consequente perda do benefício. O Detran|ES enfatiza que não entrará em contato por telefone ou e-mail para comunicar os resultados.

Os candidatos selecionados devem realizar a matrícula online no site www.detran.es.gov.br até o dia 21 de agosto de 2023. Após a matrícula, os candidatos terão 15 dias consecutivos para comparecer pessoalmente ao CFC designado e completar a abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), o qual é o número de registro do processo de habilitação.

Leia também: Após seis meses internada, Irmã Otília recebe alta de hospital

Após essa etapa, há um prazo de 30 dias úteis para realizar a biometria em uma unidade do Detran|ES e os exames na Clínica credenciada designada. Não é necessário agendar a biometria, os candidatos podem se dirigir a qualquer unidade do Detran|ES com o número do Renach, documento de identificação com foto e declarar que são beneficiários do programa.

A conclusão dos processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria deve ocorrer dentro de 12 meses, a partir da data de início do processo no CFC.

Em caso de seleção e não realização da matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos. E, se o selecionado começar o processo após a confirmação da matrícula, mas perder algum prazo subsequente ou desistir do processo, ficará impossibilitado de participar de futuros processos seletivos ou cursos de especialização do programa CNH Social por cinco anos.

Lista de suplentes

Os candidatos não contemplados nesta lista terão uma nova chance na lista de suplentes, que será divulgada no dia 09 de outubro, a partir do meio-dia, no site oficial do Detran|ES.

Essa lista tem o objetivo de preencher as vagas que não foram ocupadas devido à desclassificação dos candidatos selecionados na primeira lista, os quais não cumpriram os prazos estipulados no processo de habilitação.