Uma outra baleia jubarte foi encontrada morta após encalhar na Praia de Putiri, localizada em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (2). Imagens enviadas pelo Instituto Orca mostram o local onde a baleia ficou presa.
Segundo o diretor de Projetos do Instituto Orca, João Marcelo Nogueira, trata-se de um animal da espécie Megaptera novaeangliae. É um macho, jovem e mede aproximadamente 9 metros de comprimento.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O especialista ressalta que esta é a terceira baleia localizada morta no município de Aracruz. Ao todo, neste ano, já foram contabilizados 9 animais mortos no litoral do Espírito Santo.
“É um número grande de encalhes, mas temos uma grande população de jubartes na costa brasileira, cada ano o número de encalhes aumenta. Mas esse número ainda está dentro das expectativas ‘normais'”, conta.
De acordo com o diretor, alguns fatores contribuem para o encalhe de baleias no Espírito Santo, entre eles estão animais mais jovens e mais velhos.
“Grande parte são os animais mais novos que acabam se perdendo das mães, ficam sem conseguir se alimentar, se desorientam e vem a óbito. Outra parte são bem mais velhos, que já cumpriram a sua fase aqui e acabam encalhando também”, disse o especialista.
LEIA TAMBÉM: Vídeos de ícones da cultura do ES são deletados após ataque hacker