Geral

Irmã Otília recebe alta da UTI, mas segue internada em Cachoeiro

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, a irmã segue na unidade para recuperação

Matheus Moraes

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Conhecida como "Anjo de Cachoeiro" a irmã Maria Joana Otília, de 89 anos, recebeu alta médica da UTI, na tarde desta quarta-feira (2), mas segue internada na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Estado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A atualização da situação da irmã foi confirmada pela Santa Casa em nota enviada à reportagem do Folha Vitória. Segundo a unidade hospitalar, apesar da alta, ela permanece na internação para se recuperar.

Registrada como Sebastiana Rodrigues Valadão, irmã Otília ficou mais conhecida pelo nome religioso e pelo trabalho que realiza visitando pacientes da Santa Casa de Cachoeiro, levando palavras de conforto e orações para auxiliar na recuperação dos doentes.

‘Anjo de Cachoeiro’

A sétima de 14 irmãos, irmã Otília nasceu em Oliveira, em Minas Gerais e, aos 17 anos, começou sua vida religiosa trabalhando com os doentes em Belo Horizonte. 

Em 1960, recebeu o Santo Hábito e, nove anos mais tarde, fez os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

A missão da irmã sempre foi a de levar conforto aos enfermeiros em vários locais, como: Colatina, Vitória, Araxá, Governador Valadares e Rio de Janeiro. Desde 1966, está em Cachoeiro de Itapemirim, e desde então, visita diariamente os pacientes internados na Santa Casa do município.

Cachoeirense Presente

No início deste ano, foi aprovada por unanimidade entre os vereadores a indicação de Irmã Otília a Cachoeirense Presente nº 1 de 2023. Ela também foi homenageada na Casa com os títulos de Cidadã Cachoeirense, pelo vereador Paulinho Careca (PSB) e de Mulher Cachoeirense, através de Paulo Grola (PSB).

A indicação partiu dos parlamentares e também do jornalista Alessandro de Paula. “Sabemos que outros nomes, também merecedores, podem ser indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023”, avaliou Alessandro à época, “mas, considerando que esta senhora já está com 89 anos, acredito que é o momento certo para a homenagem. Por isso pedimos que os vereadores avaliem nosso pedido com carinho”.