Vídeo incrível! Homem toca violão durante cirurgia no próprio cérebro
Segundo especialistas, realizar o procedimento em pacientes acordados é uma estratégia para médicos, mas até Leo Dias ficou chocado
Um produtor musical identificado como Maurício Alkinder Stemberg, de 55 anos de idade, chocou a Internet ao aparecer tocando violão durante uma cirurgia de retirada de tumor no próprio cérebro, em Curitiba, Paraná.
No total, o paciente permaneceu acordado por cerca de 4h, mesmo tempo que durou o procedimento.
A operação foi realizada no Hospital Cajuru, do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em um vídeo filmado durante a cirurgia, o produtor aparece performando a canção "Não deixe o samba morrer", da artista brasileira Alcione.
VÍDEO
Em entrevista, o médico neurocirurgião responsável pelo procedimento, Carlos Alberto Mattozo, destacou que realizar a cirurgia enquanto o paciente está acordado é, em alguns casos, o mais indicado em operações cerebrais.
Ainda segundo informações do especialista, o paciente teria se assustado ao receber a notícia da cirurgia no cérebro, devido à possibilidade de afetar as habilidades musicais.
"Eu estou muito feliz com os planos futuros. Vou ter condição, sem sequela. Maravilhoso. Deus abençoou as mãos do doutor", comentou Maurício.
COMO ACONTECE A CIRURGIA
O médico ainda explicou ao jornal que, para o procedimento, os pacientes devem ser inicialmente sedados. Na sequência, a equipe médica fará uma neuronavegação com o objetivo de identificar a região cerebral e localizar o tumor. Em seguida, é feita uma incisão e a posterior abertura do osso do crânio.
Logo depois, porém, a dose de sedação é reduzida para que o paciente retome a consciência. Assim, pessoas passando por estas cirurgias estarão aptas a responder algumas perguntas do médico no processo, além de realizar comandos.
Entre as interações mais comuns de pacientes durante procedimentos cerebrais estão o movimento de braços e pernas. Em alguns casos, são capazes de conversar com os médicos cirurgiões. O produtor musical, no entanto, aproveitou o momento para cantar e tocar.
DIAGNÓSTICO
Acerca do diagnóstico, o próprio paciente relatou em reportagem ter tido conhecimento do tumor em julho deste ano, 3 semanas antes da cirurgia. Entre os sintomas, Maurício contou ter tido convulsões e desmaios.
Atualmente, o produtor já se recupera em casa e tem recebido mensagens de apoio de todo o Brasil.
Apesar de não ser o primeiro, o caso viralizou em quase todas as plataformas digitais e surpreendeu alguns internautas, enquanto outros afirmaram já saber da informação.
"Isso é normal, gente! Sou formada em 18 temporadas de Greys (risos)", brincou um dos comentários.
"Muita gente achando normal, porém eu estou totalmente chocada! A ciência é um luxo e um mistério!", destacou outra internauta.
Entre as reações, o colunista Leo Dias também deixou um comentário. "Chocado", disse.