Geral

Terceira Ponte com apenas uma faixa em horários de pico complica trânsito

Obras na reta final da ampliação das pistas estão sendo realizadas das 10h às 16 horas. Motoristas, motociclistas e passageiros de ônibus reclamam do engarrafamento

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Engarrafamento na Terceira Ponte

Motoristas e motociclistas que trafegam pela Terceira Ponte no sentido Vila Velha-Vitória em horários de pico têm sofrido ainda mais com engarrafamentos na via nos últimos dias, desde o final de julho.

Os congestionamentos são causados por estreitamentos provisórios da pista das as 10h às 16h, para remoção de barreiras e execução de serviços complementares das obras de ampliação da via, o que faz o trânsito fluir em uma única pista.

As informações foram passadas pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo (Semobi). Apesar da lentidão, a secretaria disse que não se trata de interdição, uma vez que não há impedimento do trânsito, apenas estreitamento da pista.

A Semobi argumenta que essas ações normalmente estavam sendo executadas fora dos horários de maior movimento de veículos, mas agora, na reta final das obras para entrega da ampliação das pistas da Terceira Ponte, houve a necessidade de alteração nos horários.

"Quando são adotados os estreitamentos provisórios, o tráfego na Terceira Ponte continua liberado em uma faixa, o que pode ocasionar lentidão no trânsito. A recomendação aos condutores é que dirijam com cautela no trecho que recebe obras", afirmou a secretaria por nota.

A secretaria ainda detalhou: 

"As obras de ampliação da Terceira Ponte, iniciadas em julho de 2021, foram realizadas, na maior parte do tempo, durante o turno noturno ou aos fins de semana, e somente agora, na etapa final, são realizadas intervenções pontuais durante o dia".

Nem ambulância consegue passar

Um motociclista de 33 anos contou à reportagem do Folha Vitória que mora em Vitória, mas costuma fazer trabalhos em Vila Velha. Na volta para casa, tem enfrentado engarrafamentos constantes.

"Eu ando de moto, passo pelo corredor. Normalmente, passar pela Terceira Ponte seria de cinco a sete minutos, mas nos últimos dias chega a 20 minutos. Mesmo estando de moto. Tinha trânsito parado até na Avenida Hugo Musso, em Vila Velha, que é um dos acessos à ponte. Ônibus parado no engarrafamento e até ambulância, porque não tem como sair", disse o motociclista.

Um morador de Vila Velha, de 31 anos, narra o drama diário dos últimos dias para sair de casa e chegar ao trabalho, no Centro de Vitória. Ele faz o trajeto de ônibus.

"Eu acho isso um absurdo! Costumo gastar de 25 a 30 minutos para fazer esse trajeto, mas nesta semana cheguei a ficar mais de 1 hora no trânsito, a maior parte dele em cima da ponte, dentro do ônibus do Transcol", disse o morador.

VEJA VÍDEO DO ENGARRAFAMENTO:

Terceira Ponte terá interdição total no domingo

A Terceira Ponte passará por novas interdições, nos dois sentidos, a partir das 22h do próximo domingo (6). A passagem pela ponte será fechada totalmente até as 5h de segunda-feira (7).

As informações foram divulgadas nas redes sociais do governo do Estado. Na publicação, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura anunciou que a medida será tomada para viabilizar trabalhos pesados, que acontecem para a fase final das obras de ampliação da via.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante o período de interdição, motoristas devem utilizar um caminho alternativo para acessar Vitória, como a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Avidos.

A conclusão das obras de ampliação, assim como a entrega da Ciclovia da Vida, estão previstas para o mês de agosto. 

Obras de ampliação vão mudar a Terceira Ponte

Uma faixa extra será adicionada a cada sentido da ponte, isso tornará as faixas de rolamento já existentes mais estreitas, isso fará com que cada sentido da ponte tenha duas faixas de 3 metros e uma faixa de 3,20 m.

Para a inclusão das novas faixas, uma nova mureta lateral já foi construída. O limite de velocidade na Terceira Ponte será de 70 km/h após a instalação de um radar quando a obra de ampliação da via for concluída.

O prazo de conclusão antes estabelecido previa a entrega tanto da via, quanto da Ciclovia da Vida ainda no mês de julho, mas entregas foram adiadas para agosto, para finalização das obras. 

Leia Também: Terceira Ponte será fechada para obras no domingo; veja detalhes