Em uma mistura de diversão e desrespeito. Vídeos e fotos têm circulado pelas redes sociais, mostrando pessoas soltando pipas dentro do cemitério de Maruípe, em Vitória. A atitude tem gerado indignação entre os moradores e causado preocupação em relação à preservação do local.
O cemitério possui um significado especial para quem tem parentes e amigos que foram enterrados por lá. No entanto, o que deveria ser um local de respeito e tranquilidade, tem sido palco de atividades inadequadas.
Jovens, crianças e adultos foram flagrados soltando pipas nos corredores entre os túmulos e até mesmo sentados sobre os mausoléus.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O secretário da Central de Serviços de Vitória, Leonardo Amorim, destacou a preocupação com a segurança das pessoas que frequentam o local e ressaltou que soltar pipas com linha chilena ou cerol pode representar um risco real, uma vez que esses materiais cortantes podem ferir pessoas e danificar estruturas do cemitério.
“É uma falta de respeito. É um local que prestamos homenagens aos entes queridos. É um local público, mas não é lugar para soltar pipa. Já temos ações fiscais acontecendo e vão acontecer mais para reprimir essas linhas chilenas que tem riscos, principalmente com os motociclistas”, afirmou.
Várias pipas quebradas e pedaços de linha espalhados pelo local testemunham a frequência dessas atividades inadequadas. O desrespeito à tranquilidade do cemitério e ao ambiente de luto de famílias tem causado um rastro de sujeira e desordem.
Diante das inúmeras denúncias recebidas, a Central de Serviços de Vitória informou que medidas estão sendo tomadas para coibir essa prática inadequada. Quem danificar os túmulos, não ficará impune.
Leia também: Pais de bebê que morreu em incêndio em Cariacica são soltos
O secretário informou que as pessoas que tiverem parentes ou amigos sepultados no cemitério e que tiverem seus túmulos danificados podem registrar um boletim de ocorrência, informando sobre a presença de câmeras de segurança no local.
Essas câmeras podem ser fundamentais para identificar os responsáveis pela ação. Além disso, a população foi incentivada a denunciar qualquer atividade inadequada que presenciar no cemitério, para que o local seja mantido em respeito e harmonia.
*Com informações da repórter Thainara Nascimento, da TV Vitória/Record TV.