Anatel notifica operadoras de internet para bloquear o X; são 20 mil empresas
Notificação acontece após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, disse ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a agência já começou a notificar as operadoras de internet para bloquear o acesso ao X, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O prazo fixado na decisão foi de 24 horas. São 20 mil empresas com autorização de serviço de internet no Brasil, entre elas a Starlink, que também pertence ao bilionário Elon Musk.
LEIA TAMBÉM:
Moraes determina suspensão do “X” no Brasil após rede não indicar representante
Elon Musk faz novos ataques a Moraes: "Vergonha para as vestes de juízes"
VÍDEOS | Telhado de santuário desaba e deixa dois mortos no Recife
A ação de bloqueio do X acontece após o STF usar o próprio perfil na rede nesta quarta-feira (28) para publicar um documento assinado pelo ministro Alexandre de Moraes.
No documento, ele cobra o dono da empresa, Elon Musk, a apresentar em 24 horas o nome do novo representante do X no Brasil, sob pena de tirar a rede social do ar no país caso a ordem não seja cumprida.
O ministro também intimou as plataformas para inserirem obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo “X” pelos usuários e retirem o aplicativo “X” das lojas online.