Geral

Barragem dos Imigrantes: maior obra de saneamento do ES começa nesta quinta-feira

Com um investimento de R$ 264,5 milhões, a barragem terá a capacidade de armazenar 23 bilhões de litros de água e será construída no braço norte do Rio Jucu

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Cesan

Nesta quinta-feira (22), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) dará início às obras de construção da Barragem dos Imigrantes, a maior obra de saneamento do Espírito Santo.

Primeiro, será feito o resgate da fauna, supressão vegetal e implantação do canteiro de obras no local. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um prazo de 24 meses.

Leia também:

>> Vídeo mostra momento em que mãe e filha de 5 anos são atropeladas em Vila Velha

>> Pane elétrica causa incêndio em apartamento no Centro de Vitória

>> Parque Paulo Cesar Vinha terá teleférico, tirolesa e hospedagem

Com uma área alagada de 109 hectares e uma altura de 53,50 metros, a Barragem dos Imigrantes beneficiará diretamente os municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória (Ilha) e a parte de Viana, alcançando um total de 1.039.266 habitantes.

“Garantiremos a segurança hídrica para a Grande Vitória. Com essa construção, teremos a segurança de que, por um período de até quatro meses sem chuva, a Região Metropolitana não sofrerá com desabastecimento. Essa entrega se soma a um conjunto de outras ações que estamos implementando para darmos fim aos problemas de falta d’água”, disse o presidente da Cesan, Munir Abud.

Com um investimento de R$ 264,5 milhões, a barragem terá a capacidade de armazenar 23 bilhões de litros de água e será construída no braço norte do Rio Jucu, entre os municípios de Domingos Martins e Viana, na altura do KM 30 da BR-262.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Ainda acordo com o presidente da Cesan, esta será uma das maiores obras públicas já realizadas no Espírito Santo e a mais importante para o saneamento capixaba.

“Estamos falando de uma obra que para o nosso orgulha será feita por uma empresa capixaba e que, sem dúvida, será uma das maiores obras públicas já feitas. Além de sua importância estratégica para o abastecimento de água, a barragem também trará impactos positivos para a valorização imobiliária e o desenvolvimento turístico da região”, reforçou Abud.